Habilidades de leitura no ensino médio: um estudo da prática docente em uma escola da rede estadual de Minas Gerais

Autores

  • Andréia Teixeira Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Suzana dos Santos Gomes Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i2.13014

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Ensino Médio, Compreensão leitora.

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento que investiga a proficiência em leitura dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. Para realizar a investigação, optou-se pela pesquisa de campo de abordagem qualitativa, associada à pesquisa documental e bibliográfica. A coleta de dados envolveu observação em sala de aula e aplicação de questionário. A fundamentação teórica advém das contribuições de autores que discutem compreensão leitora e avaliação externa, tais como: Rojo (2004; 2009); Coscarelli (2011); Martins (2013); Bridon e Neitzel (2014); Gomes (2014). Trata-se de uma pesquisa que estimula os estudos no campo da avaliação educacional no contexto atual. Os resultados sugerem investimentos em planos, projetos, ações e políticas públicas de leitura voltadas para a melhoria na qualidade do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Teixeira, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Andréia Teixeira é professora da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais desde 2004. Possui graduação em Letras com licenciatura plena em Português e Espanhol pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-bh) 2004. É especialista em Leitura e Produção de Textos pelo programa de Pós-Graduação Lato Sensu do Uni-bh (2005). Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - PROMESTRE - Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, e integrante da Linha de Pesquisa Educação Tecnológica e Sociedade. Investiga a avaliação educacional focalizando a proficiência em leitura no ensino básico. Possui experiência tanto na Educação de Jovens e Adultos, como também na Educação Básica das redes pública e particular desde o ano de 2004. Atualmente está desenvolvendo pesquisa qualitativa no campo da avaliação educacional, visando à melhoria na qualidade do Ensino Médio.

Suzana dos Santos Gomes, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Suzana dos Santos Gomes é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME). Membro da Pesquisa em Rede Língua e Literatura: relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa - eixo Literatura e Políticas Públicas de Leitura (CNPq/GPELL/Ceale-NERA/FaE/UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação na Linha de Políticas Públicas de Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. É docente e membro do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação e Docência (FaE/UFMG) na Linha de Pesquisa Educação Tecnológica e Sociedade. É Vice Coordenadora do Curso de Pedagogia FaE/UFMG. Professora Formadora do Curso de Pedagogia EAD-CAPES/UAB/UFMG. Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação e gestão educacional, formação de professores, tecnologias digitais, o ensino e as práticas de leitura.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Teixeira, A., & Gomes, S. dos S. (2015). Habilidades de leitura no ensino médio: um estudo da prática docente em uma escola da rede estadual de Minas Gerais. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i2.13014

Edição

Seção

Artigos