O jardim dos caminhos que se bifurcam: relação com a escola de jovens de segmentos populares.
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i2.12485Palavras-chave:
Relação com a escola, Inclusão de jovens. Trajetória escolar.Resumo
O presente estudo investiga a trajetória escolar de egressos de um Programa de Inclusão de Jovens, buscando identificar as questões que levam milhões de jovens brasileiros a se matricularem e não permanecerem na escola até o fim do ano letivo. Foram entrevistados 19 egressos do Programa, que após a conclusão do ensino fundamental, se matricularam no ensino médio, nas cidades baianas de Juazeiro, Salvador e Vitória da Conquista. Além de entrevista semiestuturada, utilizou-se de grupos focais para a coleta de dados. Dentre os sujeitos de pesquisa, observou-se a hegemonia das mulheres, mães, com idade acima de 25 anos, com histórico escolar de abandono, que decidem retomar sua formação escolar, motivadas pelas demandas por melhores condições de vida e trabalho, preocupadas em ser um exemplo positivo para sua prole. As análises indicam ser possível pensar uma permanência por períodos determinados de tempo e não de forma estável e linear como idealizado pelas políticas educacionais tradicionais, transpondo para a Educação o que Machado Pais (2001) chamou de “trajetória io io” quando se refere as experiências no mundo do trabalho da juventude atual, diferenciando-se de gerações anteriores, que vivenciaram experiências de maior estabilidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-11-20
Como Citar
Silveira, O. M. C., & Lordelo, J. A. C. (2015). O jardim dos caminhos que se bifurcam: relação com a escola de jovens de segmentos populares. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i2.12485
Edição
Seção
Artigos