A Acumulação Flexível: para além da pujança econômica

Autores

  • Roney Gusmão Carmo universidade federal do recôncavo da bahia
  • Ana Elizabeth santos Alves universidade estadual do sudoeste da bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i2.11986

Palavras-chave:

acumulação flexível, capitalismo, crescimento econômico, comércio, desigualdade.

Resumo

Resumo: A superfície da acumulação flexível mostra-se harmônica, imponente e disposta a permitir que todos usufruam do expansionismo capitalista, entretanto, é quando ultrapassamos a aparência do fenômeno que essa assertiva se mostra falsa. O “novo” capitalismo flexível, em seu alargamento predatório, tem incrementado as formas de sobrevivência na arena de disputa por mercados e repercutido gravemente nas relações comerciais traçadas nos mais remotos espaços do globo. É analisando os efeitos desses “novos” paradigmas da acumulação que esse texto pretende entender a realidade capitalista do século XXI em todo seu poder de penetração na subjetividade de pessoas comuns em seu espaço de vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roney Gusmão Carmo, universidade federal do recôncavo da bahia

Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. É professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB/CECULT, foi docente titular e coordenador de pesquisa e extensão da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Também participa do grupo de estudo História, Trabalho e Educação e A Educação não-Escolar pelo Museu Pedagógico/UESB, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, cultura, trabalho, acumulação flexível, ideologia, espaço geográfico.

Ana Elizabeth santos Alves, universidade estadual do sudoeste da bahia

Possui graduação em Economia pela Universidade Católica do Salvador (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002). Pós-doutorado em educação pela Unicamp. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós graduação Stricto Sensu em Memória Linguagem e Sociedade. Orientadora de alunos do Mestrado e Doutorado. Membro do Museu Pedagógico da UESB. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e educação; qualificação profissional; divisão sexual do trabalho; educação rural e história da educação.

Downloads

Publicado

2015-09-14

Como Citar

Carmo, R. G., & Alves, A. E. santos. (2015). A Acumulação Flexível: para além da pujança econômica. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i2.11986

Edição

Seção

Artigos