DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM MULHERES USUÁRIAS DE BOTA DE UNNA

Autores

  • Marcia Sandra Fernandes dos Santos Lima Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Evanilda Souza Santana Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Wanessa Silva Gomes Hospital Geral de Vitória da Conquista

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v28i2.9932

Resumo

Objetivou-se discutir os diagnósticos de enfermagem em mulheres com úlceras de perna, usuárias da bota de Unna. Pesquisa qualitativa, que envolveu oito mulheres adultas com úlcera de perna em terapia compressiva, numa unidade de saúde. Os dados foram colhidos em 2013, por meio de entrevistas em profundidade e submetidos a análise de conteúdo e associados ao diagnóstico da Taxonomia II, NANDA-I, 2012-2014. Nos resultados foram identificadas 16 categorias diagnósticas nos seguintes domínios: Enfrentamento/tolerância ao estresse, Princípios da vida, Autopercepção, Conforto, Sexualidade, Atividade/repouso e Segurança/proteção. As entrevistadas depositam muitas expectativas de cura sobre os efeitos da bota de Unna, que tendem a modificar com a evolução do tratamento. Concluiu-se que os êxitos da terapia promovem otimismo e os insucessos das recidivas geram desesperança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Sandra Fernandes dos Santos Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira. Professora Auxiliar do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Evanilda Souza Santana Carvalho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem (EE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da UEFS. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade em Saúde (Nudes).

Wanessa Silva Gomes, Hospital Geral de Vitória da Conquista

Enfermeira do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem da UEFS.

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Lima, M. S. F. dos S., Carvalho, E. S. S., & Gomes, W. S. (2014). DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM MULHERES USUÁRIAS DE BOTA DE UNNA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 28(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v28i2.9932

Edição

Seção

Artigo Original