PARTICIPAÇÃO DA ENFERMEIRA NA IMPLANTAÇÃO DE UMA CENTRAL DE VENTILADORES MECÂNICOS

Autores

  • Jucelaine Arend Birrer UNIV. FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Letice Dalla Lana UFSM; PUCRS
  • Sadja Cristina Tassinari de Souza Mostardeiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Rhea Silvia de Avila Soares Universidade Federal de Santa Maria
  • Josi Arend

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v26i2.6441

Palavras-chave:

Ventiladores mecânicos, profissional enfermeiro, gestão em saúde

Resumo

Resumo: A central de ventiladores mecânicos é a unidade do hospital com finalidade de organizar recursos de ventilação, promovendo controle e manutenção preventiva e organizacional destes equipamentos. OBJETIVO: relatar o planejamento, a organização, a implantação e a operacionalização de uma central de ventiladores mecânicos em um hospital de ensino. MÉTODO: trata-se de um estudo de caso de natureza descritiva do tipo relato de experiência com foco nas etapas necessárias à centralização dos equipamentos. RESULTADOS: revelaram ser possível implantar uma central de ventiladores mecânicos em uma organização pública, gerenciada pelo profissional enfermeiro, assim como põe em ênfase o papel deste profissional como articulador de novos modelos de gerência, atenuado pelo fato de ser este um dos responsáveis pela articulação de novos processos de trabalho nas organizações de saúde. O processo de implantação denota a importância de centralizar os equipamentos, apontando para melhorias na assistência, na formação de recursos humanos e na produção do conhecimento. CONCLUSÕES: o processo de centralização evidenciou e necessidade de novas reflexões acerca dos modelos gerenciais tradicionais para o contexto hospitalar, se levando em consideração implicações sociopolíticas, econômicas e culturais que compõem um cenário no qual a gerência no trabalho é uma característica essencial no enfrentamento dos desafios propostos por novas propostas no panorama do sistema público de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letice Dalla Lana, UFSM; PUCRS

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Especialista Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar (2012) com ênfase na Área de Concentração Crônico-Degenerativo/UFSM. Enfermeira da UTI adulto do Grupo Mãe de Deus, POA. Mestranda Bolsista do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da PUCRS. Atua principalmente nos seguintes temas: doenças crônico degenerativos, programas de qualidade, gerenciamento em enfermagem, urgência e emergência e envelhecimento humano. No momento atuando em projetos de pesquisa e extensão com a temática Reabilitação Cardiovascular e Pulmonar, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Envelhecimento, Urgência e Emergência, Gestão da Qualidade e Educação em Saúde.

Sadja Cristina Tassinari de Souza Mostardeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura Em Enfermagem pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1993), graduação em Enfermagem pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1993),  Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Franciscano (2000) e Doutourado em enfermagem pela Universidade Fedral do Rio Grande do Sul,UFRGS,(2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde, assistência de enfermagem a pacientes com alteração da imagem facial,enfermagem e lúdico

Rhea Silvia de Avila Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Saúde Pública pela FACINTER (2005), Aperfeiçoamento em Enfermagem Materno Infantil pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) , Aperfeiçoamento em Enfermagem na Clínica Médica e Cirúrgica através do Programa de Integração, Formação e Desenvolvimento Profissional (2010), trabalhando em Unidade de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitàrio de Santa Maria, Preceptora da Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, Ênfase em Gestão e Atenção Hospitalar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Professora da Graduação em Enfermagem da Faculdade Integrada Santa Clara-FISMA/SM, Membro do Grupo de Pesquisa Gestão em Enfermagem e Saúde, integrante do Grupo de Estudos em Lesões de Pele-GELP/HUSM, atuando nos seguintes temas: enfermagem médico-cirúrgica, educação em saúde e serviço, lesões de pele.

Josi Arend

Graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/(2008). Especialista pelo Curso de Pós-Graduação Especialização em Saúde Coletiva junto ao Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2010), em Santa Maria - RS. 

Publicado

2013-10-31

Como Citar

Birrer, J. A., Dalla Lana, L., Mostardeiro, S. C. T. de S., Soares, R. S. de A., & Arend, J. (2013). PARTICIPAÇÃO DA ENFERMEIRA NA IMPLANTAÇÃO DE UMA CENTRAL DE VENTILADORES MECÂNICOS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 26(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v26i2.6441

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso