PADRÃO DE USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS POR TRABALHADORES DE OBRAS PÚBLICAS

Autores

  • Elbert Eddy Costa Universidade Federal de São João Del-Rei Campus Centro Oeste
  • Danuza Maria Silva Viana Universidade Federal de São João Del-Rei Campus Centro Oeste
  • Ana Gabriela Silva Universidade Federal de São João Del-Rei Campus Centro Oeste
  • Richardson Miranda Machado Universidade Federal de São João Del-Rei Campus Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v27i1.6385

Palavras-chave:

Servidor público, Álcool, Drogas.

Resumo

Pesquisadores demonstram que o absenteísmo, principalmente por atestados médicos, acidentes, queda de produtividade e sobrecarga do sistema de saúde, guarda uma relação direta com o consumo de álcool e drogas, com diminuição da qualidade de vida do trabalhador. Esta pesquisa teve como propósito estudar os trabalhadores do setor de obras públicas da Prefeitura Municipal de Divinópolis–MG, no que se refere ao uso de substâncias. A coleta de dados foi realizada através do questionário denominado Triagem Do Uso De Álcool, Tabaco e Outras Substâncias (ASSIST) desenvolvidas por pesquisadores de vários países sob a coordenação da Organização Mundial de Saúde (OMS). No período estudado, dos 350 trabalhadores da Empresa Municipal de Obras Públicas de Divinópolis, 200 (57,1%) participaram da pesquisa. O sexo predominante foi o masculino com 147 (73,5%) trabalhadores e 53 (26,5%) do sexo feminino. O sexo masculino pode ter sido predominante devido o serviço exigir condições masculinas como atividades braçais. Os resultados demonstram que os profissionais da empresa de obras públicas apresentam um consumo elevado de álcool e drogas, apresentam algum prejuízo em sua vida, seja social, familiar ou a sua própria saúde. Apesar de o estudo ter sido realizado a partir de um município subjetivo de Minas Gerais, ressalta a fragilidade desta problemática e a necessidade de breves intervenções a serem implantadas junto aos sujeitos envolvidos na área de serviço público e de saúde de Divinópolis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elbert Eddy Costa, Universidade Federal de São João Del-Rei Campus Centro Oeste

Graduando em enfermagem pela Universidade Federal de São João Del-Rei Campus Centro Oeste Dona Lindu. Atualmente cursa o 6° período do curso, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Conexões de Saberes) "Da Loucura a Ciência", dedica-se em tempo integral nos estudos científicos, pesquisa, ensino e extensão, em especial na área da saúde mental.

Danuza Maria Silva Viana, Universidade Federal de São João Del-Rei Campus Centro Oeste

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del Rei. Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes, Da Loucura a Ciência. Atua como voluntária no Projeto de Pesquisa Padrão de Uso de Álcool por Estudantes Universitários.

Ana Gabriela Silva, Universidade Federal de São João Del-Rei Campus Centro Oeste

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del Rei , Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis/MG. Atualmente cursa o 8º Período, participa do PET-Saúde Câncer de Boca.

Richardson Miranda Machado, Universidade Federal de São João Del-Rei Campus Centro Oeste

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/2002). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2005). Doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP/2010). Extensão Universitária em Psicologia della Salute, Psichiatria e Amministrazione Pubblica pela Universita di Bologna, UNIBO, Bologna, Itália. Extension en Promoción de la Salud por la Universidad de Concepción, UC, Concepción, Chile. Training in Health Research, York University, YU, Toronto, Canadá. Professor Adjunto Sub-área: Psiquiatria da Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis/MG.

Publicado

2014-02-18

Como Citar

Costa, E. E., Viana, D. M. S., Silva, A. G., & Machado, R. M. (2014). PADRÃO DE USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS POR TRABALHADORES DE OBRAS PÚBLICAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 27(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v27i1.6385

Edição

Seção

Artigo Original