PRESAS PELAS DROGAS: CARACTERÍSTICAS DE SAÚDE DE PRESIDIÁRIAS EM SALVADOR/BAHIA

Autores

  • Míriam Souza Neri Universidade Federal da Bahia
  • Jeane Freitas de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Enilda Rosendo do Nascimento Universidade Federal da Bahia
  • Maria Enoy Neves Gusmão Universidade Federal da Bahia
  • Vanessa dos Santos Moreira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v25i2.5908

Palavras-chave:

Saúde, Prisão, Mulher, Enfermagem

Resumo

A caracterização sociodemográfica e de saúde é um importante aspecto a ser considerado na formulação de políticas públicas, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida de uma população ou de determinado grupo social. Trata-se de pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, com o objetivo de identificar as características sociodemográficas e de saúde de mulheres presidiárias em Salvador, Bahia. Os dados são do tipo secundário e foram obtidos por meio de consulta, no período de junho/outubro de 2011, aos prontuários de saúde e à relação de internas disponibilizados pela instituição. A análise foi realizada por meio de frequência simples. Os resultados mostram predominância de mulheres jovens, da raça negra, com baixo grau de escolaridade, com ocupação de baixa remuneração e que foram encarceradas pelo tráfico de drogas. Quanto às características de saúde, os registros mostram que a maioria consumia alguma substância psicoativa, possuía cartão de vacina e mantinha relações heterossexuais sem uso frequente de preservativos. As características sociodemográficas das presidiárias de Salvador (BA) têm similaridade com presidiárias de outras regiões do país. Os dados oferecem informações que devem ser contempladas na assistência social e de saúde direcionada às presidiárias visando à reinserção do grupo na sociedade e a prevenção de doenças e agravos sociais, bem como a promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míriam Souza Neri, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira.

Jeane Freitas de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Saúde Pública. Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher da Universidade Federal da Bahia.

Enilda Rosendo do Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Doutora. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Maria Enoy Neves Gusmão, Universidade Federal da Bahia

Doutora. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Vanessa dos Santos Moreira, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira especialista em Saúde Pública com ênfase em PSF. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2012-10-01

Como Citar

Neri, M. S., de Oliveira, J. F., do Nascimento, E. R., Gusmão, M. E. N., & Moreira, V. dos S. (2012). PRESAS PELAS DROGAS: CARACTERÍSTICAS DE SAÚDE DE PRESIDIÁRIAS EM SALVADOR/BAHIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 25(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v25i2.5908

Edição

Seção

Artigo Original