PREVALÊNCIA DE CASOS GRAVES DE COVID-19 E FATORES ASSOCIADOS EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v38.54897

Palavras-chave:

COVID-19 , SARS-CoV-2, Hospitais Pediátricos, Criança. Adolescente

Resumo

Objetivo: descrever a prevalência de casos graves de infecção pelo SARS-Cov-2 e fatores associados à ocorrência em crianças e adolescentes. Método: estudo transversal com 236 crianças e adolescentes com COVID-19 no período de março/2020 a fevereiro/2022. Resultados: a prevalência de casos graves da COVID-19 foi de 37%. A maior frequência foi de pacientes do sexo masculino (41%), com até 1 ano de idade (41,8%) de municípios circunvizinhos (46,5%). As manifestações clínicas em até 72 horas após hospitalização, associadas aos casos graves foram: desconforto respiratório (RPb: 1,91; IC 95% 1,36 – 2,67), saturação de O2 < 92% (RPb: 9,27 IC 95% 5,99 – 14,35), necessidade de cuidados intensivos (RPb: 5,25; IC 95% 3,87 – 7,12) e comorbidades (RPb: 1,73 IC 95% 1,25 – 2,40). Os desfechos, óbito/transferência, associaram-se com maior proporção de casos graves. Conclusão: conhecer o perfil de casos de COVID-19 na população pediátrica e fatores associados pode contribuir para revisar processos a fim de manejar adequadamente os casos.

Descritores: COVID-19. SARS-CoV-2. Hospitais Pediátricos. Criança. Prevalência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aisiane Cedraz Morais, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil

Enfermeira, Doutorado em Enfermagem, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar sobre Estudos de Vulnerabilidades e Saúde (NIEVS). Docente do Mestrado Profissional de Enfermagem.

Juliana de Oliveira Freitas Miranda, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil

Enfermeira, Doutorado em Enfermagem, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisadora da Sala de Situação e Análise Estatística e Epidemiológica da UEFS. Docente do Mestrado Profissional de Enfermagem

Kaio Vinícius Freitas de Andrade, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil

Farmacêutico, Doutorado em Saúde Coletiva, Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisadora do NEPI/ UEFS.

Deisy Vital dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil

Enfermeira, Doutorado em Enfermagem, Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

Lucas Amaral Martins, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil

Enfermeiro, Doutorado em Enfermagem, Professor Adjunt da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).



Guilherme de Souza Costa, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil

Discente de curso de enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana(UEFS). Bolsista do Núcleo Interdisciplinar sobre Estudos de Vulnerabilidades e Saúde (NIEVS).

Arquivos adicionais

Publicado

2024-02-01

Como Citar

Ribeiro da Silva, P. ., Cedraz Morais, A. ., de Oliveira Freitas Miranda, J. ., Freitas de Andrade, K. V. ., Vital dos Santos, D. ., Amaral Martins, L., & de Souza Costa, G. . (2024). PREVALÊNCIA DE CASOS GRAVES DE COVID-19 E FATORES ASSOCIADOS EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 38(.). https://doi.org/10.18471/rbe.v38.54897

Edição

Seção

Artigo Original