COMPLICAÇÃO E RETENÇÃO DE CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA EM RECÉM-NASCIDO: RELATOS DE CASOS
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v37.52281Palavras-chave:
Cateteres Venosos Centrais., Recém-Nascido, . Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Enfermagem, Relatos de CasosResumo
Objetivo: relatar casos de complicação e retenção de cateter central de inserção periférica em recém-nascidos. Método: Relato de caso sobre dois casos de enovelamento e retenção de cateter central de inserção periférica em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um hospital no Sul do Brasil, entre maio e outubro de 2022. Resultados: No primeiro caso ocorreu dificuldade na remoção do cateter logo após sua inserção, com necessidade de remoção cirúrgica. No segundo identificou-se pela radiografia o enovelamento na fossa antecubital do membro superior neonatal, sem migração da ponta para região central, apesar de apresentar refluxo sanguíneo, sendo removido por tração manual. Conclusão: a formação de novelos ou nós em cateter central de inserção periférica e retenção tratam-se de complicações raras. Estar atento a este acontecimento possibilita a construção de evidências e estratégias de prevenção e manejo adequado na prática profissional.
Descritores:Cateteres Venosos Centrais.Recém-Nascido.Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.Enfermagem.Relatos de Casos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).