AVALIAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE: PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM E FATORES ASSOCIADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v38.52037

Resumo

Objetivos: avaliar a cultura de segurança do paciente na percepção de trabalhadores de enfermagem e identificar a associação dessa cultura com variáveis sociodemográficas e profissionais dos trabalhadores. Método: estudo transversal, com abordagem quantitativa, desenvolvido em hospital público geral de Salvador, Bahia, Brasil, com 180 trabalhadores de enfermagem. Foi empregado o questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture e utilizou-se estatística descritiva, testes de associação e de correlação para análise dos dados. Resultados: nenhuma dimensão da cultura foi considerada fortalecida, a nota de segurança foi classificada como regular por 58,0% dos trabalhadores e 63,9% revelaram não efetuar notificação no último ano. A cultura esteve associada ao sexo, à categoria profissional, ao tipo e à quantidade de vínculo trabalhista, ao local de trabalho, à idade e à experiência profissional e no serviço. Conclusão: a cultura revelou-se fragilizada apontando para necessidade de intervenções, especialmente no que tange aos fatores associados.

Descritores: Segurança do Paciente. Hospitais. Equipe de Enfermagem. Qualidade da Assistência à Saúde. Cultura Organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lethycia Couto Seara Salles, Universidade do Estado da Bahia. Salvador, BA, Brasil

Graduanda em Enfermagem. Universidade do Estado da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil

Rebeca Barbosa Santos, Universidade do Estado da Bahia. Salvador, BA, Brasil

Graduanda em Enfermagem. Universidade do Estado da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil

Euricia Almeida Brito, Universidade do Estado da Bahia. Salvador, BA, Brasil

Graduanda em Enfermagem. Universidade do Estado da Bahia.

Ana Claudia Alcântara Garzin, Universitário São Camilo. São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Enfermagem. Professora do Centro Universitário São Camilo. São Paulo, São Paulo, Brasil.

Marta Maria Melleiro, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Enfermagem. Professora Sênior da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, São Paulo, Brasil.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-02-02

Como Citar

Santos da Silva Batalha, E. M., Couto Seara Salles, L. ., Barbosa Santos, R., Almeida Brito, E. ., Alcântara Garzin, A. C. ., & Maria Melleiro, M. . (2024). AVALIAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE: PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM E FATORES ASSOCIADOS . Revista Baiana De Enfermagem‏, 38(.). https://doi.org/10.18471/rbe.v38.52037

Edição

Seção

Artigo Original