ADESÃO À QUIMIOTERAPIA ANTINEOPLÁSICA ORAL, APOIO SOCIAL E BEM-ESTAR DE PACIENTES COM CÂNCER CEREBRAL: ESTUDO CORRELACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.51209

Palavras-chave:

Adesão ao Medicamento. Neoplasias Encefálicas. Apoio Social. Enfermagem. Antineoplásicos.

Resumo

Objetivos: identificar as percepções sobre o bem-estar, apoio social, intensidade dos sintomas e o seu impacto nas atividades diárias de pacientes com cânceres cerebrais e correlacionar os achados com os níveis de adesão aos quimioterápicos antineoplásicos orais. Método: estudo correlacional e transversal, realizado num ambulatório hospitalar universitário de São Paulo, Brasil, entre 2019 e 2020. Utilizou-se instrumento para caracterização da amostra e escalas específicas. Resultados: 26 participantes, mediana de 36,5 anos, 61,5% sexo masculino, 53,9% diagnosticados com glioblastoma; 73,1% apresentaram adesão, rede de apoio social e índice alto de bem-estar. O escore médio de intensidade dos sintomas foi de baixo para médio, com pior pontuação para preocupação no pior estado. A maior adesão relacionou se ao apoio afetivo, apoio informação, interação social e apoio emocional. Conclusão: a maioria declarou níveis positivos de bem-estar, suporte social e poucos sintomas. A percepção de apoio social e bem-estar influenciaram positivamente na adesão medicamentosa.

Descritores: Adesão à Medicação. Administração Oral. Neoplasias Encefálicas. Apoio Social. Bem-Estar Psicológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Santos Ximenes De Alencar, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil

Enfermeira. Especialista em Oncologia pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (2019-2021).

Bárbara Stéphanie Pereira Macedo, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil

Enfermeira. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pós-graduanda em Saúde Coletiva pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde (SPDM), em parceria com a UNIFESP (2022 - até o momento).

Eliana Cavalari Teraoka, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil

Enfermeira. Mestre e Doutora em Ciências, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP-USP (2014). Mestre em Ciências, EERP-USP (2010).  Enfermeira - Técnico administrativo em educação,  na Escola Paulista de Enfermagem (EPE-UNIFESP), Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, Disciplina de Enfermagem Cirúrgica desde agosto 2016. Vice-Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Neurologia e Neurocirurgia e Tutora da Enfermagem.

Adrialdo Jose Santos, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil

Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Residência em Neurologia Clínica Atualmente é servidor público federal da Universidade Federal de São Paulo, atuando no Setor de Neuro-oncologia da Discilplina de Neurocirurgia da UNIFESP. Membro efetivo da Academia Brasileira de Neurologia e da ESMO (European Society for Medical Oncology).

Edvane Birelo Lopes De Domenico, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1990), Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, EEUSP (1999), Doutora em Enfermagem pela EEUSP (2003), Livre-Docente pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (2020). Professora Associada, Livre -Docente, Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem, campus São Paulo, UNIFESP. Possui experiência técnica e em pesquisa na área de Oncologia e Enfermagem na Saúde do Adulto; Educação Profissional e em Saúde. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP. Consultora Ad Hoc do CNPq desde agosto de 2019. Linhas de Pesquisa: Gestão; Gerenciamento e Educação em Saúde e Enfermagem, Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde e Fundamentos, Métodos, Processos e Tecnologias em Enfermagem e Saúde (FMPTES). Orientadora do Programa de Mestrado Profissional do CEDESS - UNIFESP, linha: Educação em Saúde na Comunidade. Líder do Grupo de Pesquisa GEPEBE (cadastrado no CNPq). Coordenadora da Residência Multiprofissional em Oncologia do Hospital São Paulo - UNIFESP. Coordenadora do Programa de Extensão Universitária Acolhe-Onco: interdisciplinaridade no cuidado integral ao paciente com câncer. 

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Alencar, B. S. X. D. ., Macedo, B. S. P. ., Teraoka, E. C. ., Santos, A. J. ., & De Domenico, E. B. L. . (2023). ADESÃO À QUIMIOTERAPIA ANTINEOPLÁSICA ORAL, APOIO SOCIAL E BEM-ESTAR DE PACIENTES COM CÂNCER CEREBRAL: ESTUDO CORRELACIONAL . Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.51209

Edição

Seção

Artigo Original