AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO PROGRAMA DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

Autores

  • Mariane de Carvalho Machado Cerqueira
  • Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.4997

Palavras-chave:

Avaliação, Qualidade, Infecção hospitalar

Resumo

A infecção hospitalar representa um dos principais problemas enfrentados pelas organizações hospitalares devido à alta prevalência, letalidade significativa, morbidade associada e altos custos econômicos e sociais gerados com seu tratamento. Como a avaliar a qualidade das ações desenvolvidas com a finalidade de diminuir a incidência desse tipo de infecção tem sido desafio constante na área saúde. O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade do Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH) nos hospitais públicos estaduais de Salvador, quanto à estrutura, processo e resultado; identificar a interferência desses componentes na qualidade do Programa e avaliar a qualidade dos níveis de desempenho desse Programa. Estudo avaliativo quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com auxílio de um formulário. Como resultado verificou-se que a qualidade média do PCIH no nível 1 foi 81,71%, determinando um nível de desempenho bom, no nível 2 foi 57,68%, valor considerado regular e no nível 3 foi 23,12%, considerado insuficiente. As variáveis de estrutura interferiram na qualidade do PCIH no nível 3, já as variáveis de processo nos níveis 2 e 3 e as variáveis de resultado interferiram nos níveis 1 e 2. Observou-se que quanto maior é o nível de desempenho, menor é o atendimento aos aspectos de estrutura, processo e resultado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane de Carvalho Machado Cerqueira

Mestra em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA).

Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes

Doutora em Administração e Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA).

Como Citar

Machado Cerqueira, M. de C., & Peixoto Santos Mendes, V. L. (2011). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO PROGRAMA DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR. Revista Baiana De Enfermagem‏, 22(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.4997