PERCEPÇÃO DO CUIDADOR FAMILIAR ACERCA DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Glícia Uchôa Gomes
  • Ana Maria Parente Garcia Alencar
  • Marta Maria Coelho Damasceno
  • Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.4993

Palavras-chave:

Família, Hospitalização, Unidades de Terapia Intensiva, Enfermagem

Resumo

Objetivou-se investigar o perfil do cuidador familiar e conhecer a percepção destes acerca da UTI. Estudo qualitativo realizado de janeiro a fevereiro de 2009, com familiares de pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pelo método de análise de conteúdo. Observou-se que 57% dos familiares eram do sexo masculino, nas faixas etárias de 21 a 30 anos (29%) e acima de 51 anos (29%); 36% com ensino médio completo; 79% católicos; 29% donas de casa; 36% com renda familiar de um salário mínimo. Constatou-se uma predominância de filhos em 21%. Quanto aos sentimentos destes sobre UTI, alguns familiares demonstraram sentimentos positivos e de confiança, enquanto outros de tristeza e medo. Concluiu-se que a equipe de saúde deve compreender o contexto social em que a família está inserida, pois o indivíduo é extremamente influenciado por estas relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glícia Uchôa Gomes

Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Residente de Terapia Intensiva da Universidade Federal da Bahia.

Ana Maria Parente Garcia Alencar

Enfermeira. Professora Adjunta da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do
Ceará (UFC).

Marta Maria Coelho Damasceno

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do CNPq.

Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista CAPES.

Publicado

2011-04-20

Como Citar

Uchôa Gomes, G., Parente Garcia Alencar, A. M., Coelho Damasceno, M. M., & Júnior Freire de Freitas, R. W. (2011). PERCEPÇÃO DO CUIDADOR FAMILIAR ACERCA DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 22(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.4993