PROBLEMAS NA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO: ANÁLISE CAUSAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.48800

Resumo

Objetivo: construir uma matriz de análise para identificação dos problemas relacionados à cultura de segurança do paciente em uma unidade de pronto atendimento no sul do Brasil. Método: a primeira etapa, com delineamento transversal descritivo, ocorreu de julho a agosto de 2018, com enfermeiros, por meio da autoaplicação do instrumento “Safety Attitudes Questionaire – SAQ Short Form 2006”. Na segunda etapa, com delineamento exploratório descritivo, as questões do SAQ passaram por análise interpretativa, realizada por enfermeiras dedicadas ao estudo da temática, em abril de 2021. Resultados: os problemas na cultura de segurança do paciente na unidade de pronto atendimento relacionaram-se à estrutura, processos de gestão e processos clínicos, principalmente de caráter organizacional. Conclusão: a utilização da análise de cadeia causal permitiu a construção de uma matriz de análise, facilitando a identificação dos principais problemas relacionados à cultura de segurança do paciente na unidade de pronto atendimento.
Descritores: Segurança do Paciente. Cultura. Enfermagem em Emergência. Serviços Médicos de Emergência.
Melhoria de Qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Crozeta Figueiredo, Universidade Federal do Paraná

Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela UFPR (2007). Mestre em Enfermagem (UFPR - 2009). Doutora em Enfermagem pela UFPR (2013). Pós-graduada em Gestão em Saúde (PNAP/UAB/UFPR - 2011). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2011), área Administração e Planejamento em Saúde e Enfermagem. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Prática do Cuidado em Saúde da UFPR. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UFPR. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Setor de Ciências da Saúde da UFPR. Líder do Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas em Saúde (GPPGPS). Atua nas seguintes áreas de conhecimento: Administração e Planejamento em Saúde e Enfermagem, Gestão da Saúde, Segurança do Paciente, Ética e legislação profissional, Avaliação em saúde e Educação a Distância.

Sonia Maria Kalckmann de Macedo

Enfermeira, Mestre em enfermagem , Ensino, Pesquisa e Inovação. Coordenadora corporativa do Departamento de Ensino, Pesquisa e Inovação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Formada em Bacharel de enfermagem desde 2015 pela Faculdade Evangélica do Paraná (FAPAR), mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Urgência e Emergência | Gestão e Auditoria em Saúde | Cursando MBA em Gestão, Inovação e Serviços de Saúde.  Experiência profissional na área do Atendimento Pré-Hospitalar e docência de enfermagem de curso técnico, graduação e pós-graduação. Objetivos: desenvolvimento de pessoas, ensino e pesquisa, cuidado em saúde com qualidade e segurança e ampliação da visibilidade da profissão.

Thaiane Almeida Silva Pol

Enfermeira. Especialista em Saúde da criança e do adolescente. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do programa de pós graduação em enfermagem da UFPR.

Rebeca Iwankiw Lessa Beltran

Mestranda em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná

Publicado

2023-05-17

Como Citar

Poite de Siqueira, C., Crozeta Figueiredo, K. ., Maria Kalckmann de Macedo, S., Almeida Silva Pol, T., & Iwankiw Lessa Beltran, R. . (2023). PROBLEMAS NA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO: ANÁLISE CAUSAL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.48800

Edição

Seção

Artigo Original