TREINAMENTO AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE FRENTE À ASSISTÊNCIA AOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v38.48604

Resumo

Objetivo: avaliar as percepções, conhecimentos e atitudes antes e após a realização de um treinamento aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Método: estudo quase experimental e quantitativo, realizado no interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados foi utilizado ficha de identificação sociodemográfica, Seaman & Manello e Short Alcohol and Alcohol Problems Perception Questionnaire, aplicados em 31 ACS de serviços de Atenção Primária à Saúde. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética. Resultados: as percepções foram positivas, mas ainda existem dificuldades para trabalhar na prática, os conhecimentos apresentaram mudanças em relação aos sinais e sintomas relacionados ao uso de álcool e as atitudes. Não foram observadas mudanças significativas após o treinamento. Conclusão: o treinamento é uma estratégia que possibilita mudanças nas práticas de saúde para a assistência integral e que deve ser incorporada nas rotinas das unidades de Atenção Primária à Saúde (APS).

Descritores: Atenção Primária à Saúde. Capacitação em Serviço. Atitudes e Práticas em Saúde. Agentes Comunitários de Saúde. Álcool.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-04-11

Como Citar

Vernilho Liotti, B. C., & Pillon, S. C. . (2024). TREINAMENTO AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE FRENTE À ASSISTÊNCIA AOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 38(.). https://doi.org/10.18471/rbe.v38.48604

Edição

Seção

Artigo Original