DISCENTES DE ENFERMAGEM E O CONHECIMENTO SOBRE PAPILOMAVIRUS HUMANO E SEU IMUNIZANTE: UM ESTUDO TRANSVERSAL
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v37.48425Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Vacinas Contra Papilomavírus, Infecções por Papilomavírus, Controle de Doenças Transmissíveis, ConhecimentoResumo
Objetivo: identificar os fatores associados ao conhecimento dos discentes de Enfermagem acerca do Papiloma Vírus Humano e seu imunizante. Método: trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa, com uma amostra de 112 participantes. Os dados foram coletados em junho de 2017 mediante um questionário estruturado, aplicado aos discentes de todos os períodos do curso. Foi realizada análise bivariada entre o conhecimento acerca da infecção causada pelo Papiloma Vírus Humano e seu imunizante e as variáveis acadêmicas. Resultados: houve conhecimento satisfatório quanto a temática investigada, com destaque para o conhecimento acerca do imunizante mais expressivo entre os discentes. Os discentes de períodos mais avançados tinham significativo conhecimento sobre a sintomatologia da infecção pelo Papiloma Vírus Humano e a disponibilidade do seu imunizante. Conclusões: de modo geral, os participantes apresentaram conhecimento satisfatório, com destaque para os discentes com mais tempo de curso e mais experiência na atenção à saúde da mulher.
Descritores: Educação em Enfermagem. Conhecimento. Vacinas contra Papillomavirus. Infecções por Papillomavírus. Controle de Doenças Transmissíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).