AÇÕES E BARREIRAS PARA A DEFESA DO PACIENTE POR ENFERMEIROS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Mayara Souza Manoel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela de Oliveira Cardozo
  • Mara Ambrosina de Oliveira Vargas
  • Aline Vanessa da Silva Martins
  • Laura Cavalcanti de Farias Brehmer
  • Dulcinéia Ghizoni Schneider

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.46565

Palavras-chave:

Defesa do Paciente, Ética, Unidades de Terapia Intensiva, Enfermagem, Tomada de Decisão, Defesa do Paciente. Ética. Unidades de Cuidados Intensivos. Enfermagem. Tomada de Decisões.

Resumo

Objetivo: analisar ações e barreiras dos enfermeiros intensivistas para o exercício da advocacia do paciente. Método: estudo exploratório e descritivo de natureza qualitativa. Os dados foram coletados entre agosto 2018 e fevereiro de 2019, com 75 enfermeiros intensivistas brasileiros. Solicitou-se aos participantes que listassem três situações vivenciadas de necessidade de defesa do paciente cujo resultado foi positivo para o enfermeiro e três situações de necessidade de defesa do paciente cujo resultado foi negativo para o enfermeiro. Os dados foram organizados consoante a Análise de Conteúdo Temática. Resultados: emergiram 3 categorias e 10 subcategorias relacionadas às ações dos enfermeiros, além de 4 categorias e 13 subcategorias relacionadas às barreiras encontradas. Considerações Finais: o estudo demonstrou as ações que visibilizaram a atuação autônoma dos enfermeiros intensivistas no exercício da advocacia do paciente e que o exercício de advogar deve buscar superar a imposição de barreiras diariamente encontradas, capazes de impactar na qualidade da assistência.
Descritores: Defesa do Paciente. Ética. Unidades de Cuidados Intensivos. Enfermagem. Tomada de Decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-03-04

Como Citar

Souza Manoel, M., de Oliveira Cardozo, D., Ambrosina de Oliveira Vargas, M., Vanessa da Silva Martins, A., Cavalcanti de Farias Brehmer, L., & Ghizoni Schneider, D. (2022). AÇÕES E BARREIRAS PARA A DEFESA DO PACIENTE POR ENFERMEIROS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.46565

Edição

Seção

Artigo Original