PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS NEGRAS SOBRE OS CUIDADOS RECEBIDOS NO PARTO

Autores

  • Thaís Emanuelle Bomfim Aragão Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, BA, Brasil
  • Amália Nascimento do Sacramento Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.46421

Palavras-chave:

Parto, Parto humanizado, Período pós-parto, Enfermagem obstétrica, Percepção

Resumo

Objetivo: descrever as percepções de puérperas negras acerca dos cuidados recebidos durante o parto. Método: pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, desenvolvida em uma maternidade pública da Bahia no período de março a agosto de 2019, mediante entrevista semiestruturada com dez mulheres. A sistematização dos dados ocorreu pela análise de Conteúdo. Resultados: emergiram duas categorias analíticas: Humanização e boas práticas de atenção ao parto; e Vulnerabilidades no cuidado obstétrico. As percepções foram positivas em relação ao acolhimento, acompanhante no parto e ocorrência de algumas tecnologias de relaxamento corporal, porém foram percebidas vulnerabilidades, como peregrinação no parto, demora no atendimento, cultura da cesárea e cuidado inseguro. Considerações finais: as percepções de puérperas negras trouxeram elementos positivos no âmbito do cuidado recebido, porém também foram apontadas percepções de vulnerabilidades indicando injustiças reprodutivas.

Descritores: Parto. Parto humanizado. Período Pós-Parto. Enfermagem Obstétrica. Pesquisa Qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amália Nascimento do Sacramento Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, BA, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana, especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal da Bahia, especialização em Metodologia da Assistência de Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia, mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia - UFBA Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde sexual e reprodutiva, partos, pré natal, sistematização da assistência de enfermagem, gênero, raça e saúde.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-10-26

Como Citar

Aragão, T. E. B., & Santos, A. N. do S. . (2023). PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS NEGRAS SOBRE OS CUIDADOS RECEBIDOS NO PARTO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.46421

Edição

Seção

Artigo Original