VÍTIMAS DE TRAUMA ATENDIDAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.44313

Resumo

Objetivo: caracterizar o perfil das vítimas de trauma segundo dados sociodemográficos, do evento e assistenciais em uma unidade de pronto atendimento de um hospital público de ensino. Método: estudo transversal retrospectivo quantitativo. Resultados: prevaleceram vítimas com idade média de 43 anos, sexo masculino (72,4%), cor branca (58,5%), acidentes de trânsito (39,8%), lesões em extremidades superiores (37,9%), admissões no período noturno (39,1%), segunda-feira (15,4%) e em maio (10,2%), cirurgias ortopédicas (56,5%), sem complicações (58,1%), internação por um dia (60,4%), incapacidade ligeira na alta hospitalar (28,8%). O tratamento hospitalar teve um custo > US$ 100,00 (53,0%). Conclusão: a caracterização do perfil das vítimas de trauma atendidas em unidade de pronto atendimento de um hospital público de ensino mostrou que o tratamento do trauma envolve muitos fatores e as sequelas que causam à vítima interferem na realização das atividades de vida diária, na ocupação de leitos e determinam altos custos de tratamento.


Descritores: Ferimentos e Lesões. Serviços Médicos de Emergência. Perfil de Saúde. Causas Externas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Bueno de Moraes Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira Especialista em Urgência e Trauma pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Mestranda no Programa de Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Emergência, Trauma e Cuidados Intensivos-CNPq- GEPETECI

Amanda Diniz Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Especialista em Urgência/Trauma pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Especialista em UTI Geral pelo Instituto Passo 1. 

Luana Vilela e Vilaça, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Urgência, Emergência, Trauma e Terapia Intensiva pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.  

Eliana Maria Scarelli Amaral, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Coordenadora de enfermagem da Universidade Paulista e professora adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 

Rosali Isabel Barduchi Ohl, Universidade Federal do Estado de São Paulo

Enfermeira habilitada em Enfermagem Médico -Cirúrgica pela EPM. Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria pela Escola Paulista de Medicina - EPM. Mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem da USP. Doutora pela Escola de Enfermagem da USP. Professora Associada da Disciplina Enfermagem Fundamental, Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Trauma, Emergência, e Cuidados Intensivos. Membro da Rede Iberoamericana de Educaciona en Enfermería. Membro do Grupo de Pesquisa Sistematização da Assistência de Enfermagem e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia da Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP. Membro da Comissão MEC/COFEN do Conselho Federal de Enfermagem.

Suzel Regina Ribeiro Chavaglia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM atuando no Curso de graduação em Enfermagem, no Programa de Pós-graduação stricto-sensu em Atenção à Saúde. Coordenadora do Programa de Pós-graduação lato sensu em Urgência/Trauma.  Membro da Rede Iberoamericana de Investigação em Educação em Enfermagem. Líder do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Emergência, Trauma e Cuidados Intensivos-CNPq.

Publicado

2021-11-04

Como Citar

Bueno de Moraes Pereira, C., Silva, A. D., Vilela e Vilaça, L., Scarelli Amaral, E. M., Ohl, R. I. B., & Ribeiro Chavaglia, S. R. . (2021). VÍTIMAS DE TRAUMA ATENDIDAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.44313

Edição

Seção

Artigo Original