SOBREVIVENTES DO SUICÍDIO: UMA COMPREENSÃO SOB A ÓTICA DA TEORIA DE BETTY NEUMAN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.43812

Resumo

Objetivo: Compreender o comportamento suicida com base no Modelo de Teorias de Sistemas de Betty Neuman. Método: Pesquisa qualitativa, realizada entre agosto e setembro 2018 com estudantes de enfermagem sobreviventes ao suicídio de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo com auxílio do software Alceste e interpretada sob a ótica da teoria de enfermagem de Betty Neuman. Resultados: Os resultados ressaltaram as estratégias utilizadas pelos indivíduos para manejar os estressores a época, a influência das famílias disfuncionais no comportamento suicida e as atitudes positivas adotadas pelos sobreviventes na reconstrução de suas vidas após a tentativa. Considerações Finais: A Teoria de Sistemas de Betty Neuman comprovou ser uma ferramenta competente para o entendimento do fenômeno social do suicídio e figurar no rol das perspectivas da compreensão teórico-filosófica de tal situação, colocando em evidência a ciência da enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Nascimento de Albuquerque, Centro Universitário de Brasília (CEUB)

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Moema da Silva Borges, Universidade de Brasília (UnB)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade de Brasília, Brasil.

Publicado

2021-06-08

Como Citar

Albuquerque, R. N. de, & Borges, M. da S. (2021). SOBREVIVENTES DO SUICÍDIO: UMA COMPREENSÃO SOB A ÓTICA DA TEORIA DE BETTY NEUMAN. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.43812

Edição

Seção

Artigo Original