IMPACTO DA SUPERVISÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM NA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NO AUTOCUIDADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.43356

Resumo

Objetivo: avaliar concordância, relacionada ao grau de dependência no autocuidado, entre pesquisador, enfermeiros e prontuários antes e após implementação do Modelo SafeCare e avaliar as intervenções de enfermagem relativas ao autocuidado prescritas, antes e após implementação do Modelo SafeCare. Método: estudo quase experimental. Para coleta dos dados, em 2017 e 2019, utilizou-se instrumento de avaliação do autocuidado antes e após implementação do Modelo de supervisão clínica em enfermagem (SafeCare). Resultados: participaram 216 pacientes. A concordância entre pesquisador e enfermeiros aumentou do pré-teste para o pós-teste nos autocuidados higiene (k=0,79), alimentar-se (k=0,73) e posicionar-se (k=0,79). Nas intervenções de enfermagem, verificou-se existência de concordância entre todos os avaliadores no pós-teste, ao contrário do pré-teste em que não existiu concordância na intervenção “incentivar o autocuidado: higiene” entre pesquisador e enfermeiros/prontuários. Conclusão: a concordância entre formulários preenchidos pelos grupos individualmente aumentou significativamente na maioria dos autocuidados avaliados e das intervenções prescritas após implementação do Modelo SafeCare.

Descritores: Enfermagem. Supervisão de Enfermagem. Autocuidado. Diagnóstico de Enfermagem. Qualidade da Assistência à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inês Rocha, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto

Enfermeira. Mestre em Supervisão Clínica em Enfermagem. Doutoranda em Ciências de Enfermagem.

António Luís Carvalho, Escola Superior de Enfermagem do Porto / CINTESIS

Enfermeiro. Doutorado em Enfermagem. Professor Coordenador da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Cristina Barroso Pinto, Escola Superior de Enfermagem do Porto / CINTESIS

Enfermeira. Doutorada em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Agostinho Rodrigues, Escola Superior de Enfermagem do Porto

Enfermeiro. Mestrando em Supervisão Clínica em Enfermagem.

Vânia Rocha, Centro de Psicologia da Universidade do Porto

Psicóloga. Doutorada em Psicologia.

Publicado

2021-07-22

Como Citar

Rocha, I., Carvalho, A. L., Pinto, C. B., Rodrigues, A., & Rocha, V. (2021). IMPACTO DA SUPERVISÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM NA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NO AUTOCUIDADO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.43356

Edição

Seção

Artigo Original