O CUIDADO COM O IDOSO FRAGILIZADO E A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERSPECTIVAS DO CUIDADOR INFORMAL FAMILIAR

Autores

  • Mírian Aparecida de Lacerda Universidade Federal de São João del Rei
  • Liliane de Lourdes Teixeira Silva Universidade Federal de São João del Rei
  • Flávia de Oliveira Universidade Federal de São João del Rei
  • Kellen Rosa Coelho Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.43127

Resumo

Objetivo: compreender o cuidado com o idoso fragilizado prestado por cuidadores informais familiares, bem como a interação destes com a Estratégia Saúde da Família, na perspectiva dos cuidadores. Método: estudo exploratório- -escritivo, qualitativo, realizado com 17 cuidadores informais familiares de idosos fragilizados de uma Estratégia Saúde da Família de Minas Gerais, Brasil. Dados coletados entre setembro/2019 e fevereiro/2020, mediante entrevista com roteiro semiestruturado e questionário. Realizou-se análise de conteúdo, tipo temática. Resultados: maioria dos cuidadores eram mulheres, 26-79 anos, brancas e pardas, casadas e baixa escolaridade. Comunicação efetiva entre equipe de saúde e cuidador familiar/idoso, em detrimento de alta rotatividade de profissionais da Estratégia Saúde da Família, demanda excessiva de funções e falta de capacitação e habilidade técnica do cuidador. Considerações finais: cuidado com idoso fragilizado pertencia ao universo feminino e suscitava um misto de sentimentos. Interação entre cuidadores e Estratégia Saúde da Família acontecia geralmente mediada pelo Agente Comunitário de Saúde.

Descritores: Saúde do Idoso. Estratégia Saúde da Família. Cuidadores. Idoso Fragilizado. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mírian Aparecida de Lacerda, Universidade Federal de São João del Rei

Enfermeira. Residente no Programa de Residência Profissional em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família da Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Liliane de Lourdes Teixeira Silva, Universidade Federal de São João del Rei

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta do Grupo de Atuação Docente Saúde do Aduto e do Idoso, do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Flávia de Oliveira, Universidade Federal de São João del Rei

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Grupo de Atuação Docente Saúde do Aduto e do Idoso, do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Kellen Rosa Coelho, Universidade Federal de São João del Rei

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Grupo de Atuação Docente Saúde do Aduto e do Idoso, do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Lacerda, M. A. de, Silva, L. de L. T., Oliveira, F. de, & Coelho, K. R. (2021). O CUIDADO COM O IDOSO FRAGILIZADO E A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERSPECTIVAS DO CUIDADOR INFORMAL FAMILIAR. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.43127

Edição

Seção

Artigo Original