GUIA EDUCATIVO DE APOIO A FAMILIARES E CUIDADORES DE IDOSOS COM ALZHEIMER: VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO

Autores

  • Isabella Pinheiro Pinto Soares Pesquisadora independente
  • Elizabeth Teixeira Universidade do Estado do Amazonas
  • Aldalice Aguiar de Souza Universidade do Estado do Amazonas
  • Anete De Oliveira Leda Universidade do Estado do Amazonas
  • Aline De Souza Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Karolina Dessimoni Victoria Pesquisadora independente.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.42533

Resumo

Objetivo: criar e validar um guia educativo como recurso tecnológico no apoio a cuidadores e familiares de idosos com Alzheimer. Método: pesquisa metodológica guiada pelo modelo de Pasquali para validação de conteúdo, desenvolvida em quatro etapas: revisão da literatura, na busca da síntese do conhecimento; construção da primeira versão e produção do guia educativo; validação de conteúdo por juízes-especialistas; construção da segunda versão. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente com base no índice de concordância mínima de 80%. Revisão do guia para elaboração da versão final na quarta etapa. Estudo realizado em âmbito nacional, por meio digital, atingindo regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Resultados: participaram da validação 15 juízes-especialistas. O conteúdo do guia educativo obteve índice de validade de conteúdo global de 0,90 em uma única rodada. Conclusão: o guia educativo revelou-se adequado e válido como recurso tecnológico no apoio a familiares e cuidadores de idosos com Alzheimer.

Descritores: Doença de Alzheimer. Assistência a Idosos. Qualidade de Vida. Estudo de Validação. Educação em Saúde. Tecnologia Educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Pinheiro Pinto Soares, Pesquisadora independente

Sou natural de Manaus, Amazonas. Graduada em Enfermagem pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pós-graduanda em UTI neonato e pediátrica pela FAVENI (ÉS). Participo da pesquisa clínica “Estudo de Fase IV para Avaliação de Efetividade da Vacina Adsorvida Inativada contra COVID-19 Coronavac, entre Profissionais da Educação e de Segurança Pública com Fatores de Risco para Gravidade, em Manaus (Amazonas)” como atendente no Call Center. Sou integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Tecnologia para o Trabalho e Educação na Saúde - LATTED/UEA.

Elizabeth Teixeira, Universidade do Estado do Amazonas

Sou Professora Titular Aposentada da UEPA. Estou Professora Visitante da UEA. Docente Permanente do Mestrado Profissional - Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP-UEA); Docente Permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE-UEA); Docente Colaborador do Mestrado e Doutorado PPGMT-UEA. Estou como pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação (LATTED-UEA). Estou Líder desde 2016 da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE). Sou natural do RJ. Fiz enfermagem entre 1977-1980 (UFRJ). Atuei como Enfermeira na Marinha 1981-1988. Fui Docente da Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ 1988-1992. Residi no PA 1992-2015, RJ 2015-2017. Estou em Manaus desde janeiro de 2018. Especialista em Saúde Pública e Administração Hospitalar (1984, CEUB-DF), Livre Docente pela UNIRIO (1991). Mestrado em Educação pela UERJ(1993). Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Sócio Ambiental pela UFPA(1999). Pós-Doutorado em Sociologia, 2002, com Boaventura de Sousa Santos, Universidade de Coimbra; Pós-Doutorado Senior em Enfermagem,2013, na UERJ, com Denise Cristina de Oliveira. Fui membro da Comissão Consultiva de Enfermagem do Mercosul e Avaliadora de Cursos de Enfermagem (MEC-INEP). Fui Diretora de Educação da ABEn Nacional 2010-2013 e 2015-2018. Estudo e oriento pesquisas com ênfase em tecnologias educacionais para educação em saúde e educação em enfermagem e tecnologias para o bem viver de pessoas que vivem com condições crônicas. Adoto majoritariamente a pesquisa metodológica, com abordagens mistas e participativas. Fui líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia-PESCA (2007-2015). Implantei o Laboratório de Tecnologias Educacionais (LATED) da UEPA.

Aldalice Aguiar de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Enfermagem (1999). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2018). Mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)/Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e enfermeira assistencial na Cooperativa de Trabalho dos Enfermeiros de Urgência e Emergência (COOPENURE). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Promoção e Educação em Saúde (LAPPES-UEA) e do Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde (LAPEPS-UFSC) e professora colaboradora do Laboratório de Pesquisa Tecnologias em Educação e Saúde (LABTECS-UEA). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Promoção da Saúde e Atenção à Saúde da Criança.

Anete De Oliveira Leda, Universidade do Estado do Amazonas

Atualmente é professora de Ensino Superior da Universidade do Estado do Amazonas. Mestranda Profissional de Enfermagem em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem cirúrgica, cuidados de enfermagem, ações educativas e educação para a saúde.Assepsia médica e cirurgica.

Aline De Souza Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

enfermeira formada pela universidade do estado do Amazonas (UEA). Mestranda no Instituto de Medicina Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Karolina Dessimoni Victoria, Pesquisadora independente.

Enfermeira formada pela Universidade do Estado do Amazonas.

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Soares, I. P. P., Teixeira, E., de Souza, A. A., Leda, A. D. O., Lima, A. D. S., & Victoria, K. D. (2021). GUIA EDUCATIVO DE APOIO A FAMILIARES E CUIDADORES DE IDOSOS COM ALZHEIMER: VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.42533

Edição

Seção

Artigo Original