DELIRIUM: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDIOVASCULAR EM IDOSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.42203

Resumo

Objetivo: identificar a prevalência de delirium em idosos internados em Unidade de Terapia Intensiva que estejam em pós-operatório de cirurgia cardiovascular e verificar associação entre o delirium e as variáveis sociodemográficas e clínicas. Método: estudo transversal, analítico, realizado em um centro cardiológico do Distrito Federal, Brasília, Brasil. Foram analisados idosos internados entre junho e outubro de 2018. A triagem para delirium foi realizada utilizando o Confusion Assessment Method for Intensive Care Unit. Resultados: o sexo masculino teve incidência de 65% e a hipertensão arterial sistêmica (75%) foi a doença crônica mais relatada; 30% apresentaram Infarto Agudo do Miocárdio e maior tempo em circulação extracorpórea, além de terem permanecido mais tempo internados; e 30% dos delirantes evoluíram a óbito. Conclusão: a prevalência encontrada foi de 40% e estava associada ao mais idoso, ao sexo masculino, ao nível significativo de escolaridade, ao uso de tabaco, à apresentação de comorbidades prévias; estes, permaneceram mais tempo internados e morreram mais quando comparados ao outro grupo.

Descritores: Delírio. Idoso. Unidade de Terapia Intensiva. Procedimentos Cirúrgicos Cardiovasculares. Enfermagem Cardiovascular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klícia Barbosa Bezerra Matioli, Instituto de Cardiologia, ICDF. Brasília, DF, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Gerontologia. Docente do Programa de Residência Multiprofissional em Enfermagem em Cardiologia do Instituto de Cardiologia, ICDF. Brasília, DF, Brasil.

Iel Marciano de Moraes Filho, Universidade Paulista (UNIP). Brasília, DF, Brasil.

Enfermeiro. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde. Doutorando em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP). Brasília, DF, Brasil. 

Thais Vilela de Sousa, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Enfermeira. Doutoranda e Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil.

Mayara Cândida Pereira, Universidade Paulista (UNIP) campus Brasília. Brasília -DF- Brasil.

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Gerontologia. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP) campus Brasília. Brasília -DF- Brasil. 

Rodrigo Marques da Silva, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (FACESA). Valparaiso de Goiás, GO, Brasil.

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Titular da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (FACESA). Valparaiso de Goiás, GO, Brasil. 

Erika Silva de Sá, Centro de Reabilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo. Goiânia, Goiás, Brasil.

Enfermeira. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto. Enfermeira na clínica cirúrgica no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo. Goiânia, Goiás, Brasil.

Maria Liz Cunha de Oliveira, Universidade Católica de Brasília. Brasília – DF- Brasil.

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Programa de pós-graduação Stricto Senso em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. Brasília – DF- Brasil.  

Publicado

2021-04-13

Como Citar

Matioli, K. B. B., Moraes Filho, I. M. de, Sousa, T. V. de, Pereira, M. C., Silva, R. M. da, Sá, E. S. de, & Oliveira, M. L. C. de. (2021). DELIRIUM: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDIOVASCULAR EM IDOSOS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.42203

Edição

Seção

Artigo Original