SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.41929

Resumo

Objetivo: analisar saberes e experiências de gestantes sobre o autocuidado puerperal e cuidado do/a recém-nascido/a mediante práticas educativas. Método: estudo qualitativo, com 16 gestantes que frequentavam o pré-natal em maternidade pública de Salvador, Bahia. Aplicou-se, na coleta de dados, roteiro de entrevista semiestruturado e práticas educativas em saúde. Utilizou-se análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: emergiram três categorias: autocuidado no período pós-parto: relevante e indispensável; neonato e amamentação: aprender para melhor cuidar; e práticas educativas na gestação: o resultado esperado. Evidenciou-se necessidade e relevância das práticas educativas desde a gestação, contudo valorizou-se o cuidado do/a recém-nascido/a em relação ao autocuidado da mulher, podendo influenciar no (auto)cuidado das envolvidas. Considerações finais: as práticas educativas realizadas durante o pré-natal ofertaram subsídios para o empoderamento e a autonomia das mulheres ao retornarem ao domicílio, contudo, quando realizadas, distanciavam-se do autocuidado feminino, pois tendiam a valorizar apenas os cuidados destinados ao/a recém-nascido.

Descritores: Gestantes. Cuidado Pré-Natal. Educação em Saúde. Conhecimento. Período Pós-Parto.

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Biografia do Autor

Jessica Fonseca Mota, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira obstetra pela UFBA (Residência); Bacharela em enfermagem pela União Metropolitana para Desenvolvimento da Educação e Cultura S/C Ltda. (UNIME- 2017).Atualmente  enfermeira obstetra no Centro de Parto Normal da Maternidade Barros Lima, Recife (PE).

Mariza Silva Almeida, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, professora adjunto IV da Universidade Federal da Bahia, coordenadora da Residência de enfermagem obstétrica da Universidade Federal da Bahia. Escola de Enfermagem. Salvador, Bahia, Brasil.

Gessica Cerqueira Magalhães, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira pela Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem. Salvador, Bahia, Brasil. Pós-Graduanda em Saúde da Mulher pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Venícia Conceição Souza, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem. Salvador, Bahia, Brasil.

Joise Magarão Queiroz Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em UTI Neonatal e Pediátrica e Obstétrica pela Faculdade Bahiana de Saúde Pública. Professora de graduação da UNIME Salvador, Bahia, Brasil

Karla Ferraz dos Anjos, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Pós-doutoranda em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (PPGENF-UFBA). Professora da Unime Salvador. Salvador, Bahia, Brasil.

Publicado

2021-02-09

Como Citar

Mota, J. F., Almeida, M. S., Magalhães, G. C., Souza, V. C., Queiroz Silva, J. M., & Anjos, K. F. dos. (2021). SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.41929

Edição

Seção

Artigo Original