USO DO PROTOCOLO DE SAÚDE DA MULHER NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.39014

Resumo

Objetivo: analisar o uso do protocolo de saúde da mulher na prevenção do câncer de colo do útero por enfermeiros na Atenção Básica. Método: estudo de caso, exploratório, de abordagem qualitativa. Os participantes foram enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada, analisada pela Análise de Conteúdo do tipo categorial temática. Resultados: o enfermeiro realiza o acolhimento limitado à queixa da mulher motivada por demanda espontânea e apresenta autonomia para a realização do citopatológico, embora nem todos realizem avaliação do resultado desse exame. Conclusão: a análise do uso do protocolo de saúde da mulher permitiu constatar-se uma discrepância entre as ações realizadas por enfermeiros na Atenção Básica, que ora estavam de acordo com o Protocolo de Atenção Básica, ora divergiam de suas normativas.

Descritores: Atenção Primária à Saúde. Saúde da Mulher. Câncer de Colo do Útero. Prevenção Primária. Protocolos Clínicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Carolyne Ribeiro De Holanda, Pesquisadora Independente

Enfermeira. Pesquisadora Independente. Campina Grande, Paraíba, Brasil

Maria Helloysa Herculano Pereira de Oliveira Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Universidade Federal da Paraíba. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Recife (PE) e da Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques. Campina Grande, Paraíba, Brasil. 

Wezila Gonçalves do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba.

Mestre em saúde pública. Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Enfermagem.

Maeli Priscila Alves Gama, Pesquisadora independente

Enfermeira. Pesquisadora Independente. Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Claudia Santos Martiniano Sousa, Universidade Estadual da Paraíba.

Doutora em ciências da Saúde. Professora da Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Enfermagem.

Publicado

2021-04-29

Como Citar

Holanda, J. C. R. D., Araújo, M. H. H. P. de O., Nascimento, W. G. do, Gama, M. P. A., & Sousa, C. S. M. (2021). USO DO PROTOCOLO DE SAÚDE DA MULHER NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.39014

Edição

Seção

Artigo Original