ENFERMAGEM E VISIBILIDADE NA PANDEMIA DA COVID-19: MONITORAMENTO DE MÍDIA SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v35.38740Resumo
Objetivo: analisar as publicações de usuários do Twitter direcionadas à campanha de valorização da Enfermagem, impulsionadas pelos termos #LuteComoUmaEnfermeira e #EnfermagemEuValorizo. Método: pesquisa quantitativa, fundamentada nos métodos digitais. A busca foi realizada utilizando as hashtags #LuteComoUmaEnfermeira e #EnfermagemEuValorizo para extração de tweets. Foram selecionados para análise 2.613 tweets. Resultados: 22,5% das publicações localizam-se na região Sudeste do país e 9,3% na região Nordeste. Houve mais de 18 mil interações (curtidas e compartilhamentos), sendo que os autores das postagens atingem um público estimado de cerca 7 milhões de pessoas. O conteúdo das postagens versava principalmente sobre a regulamentação da jornada de trabalho, Equipamentos de Proteção Individual, combate ao COVID-19, defesa da força de trabalho majoritariamente feminina e luta por direitos. Conclusão: a realização da campanha virtual teve visibilidade importante no território nacional e apresentou grande visibilidade à profissão em número e alcance na Internet.
Descritores: Infecções por Coronavírus. Informática em Enfermagem. Profissionais de Enfermagem. Mídias Sociais. Mineração de Dados.
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