VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS ASSOCIADAS À MUDANÇA NA TOLERÂNCIA NAS RELAÇÕES DE AMIZADE NA PANDEMIA PELA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.38396

Resumo

Objetivo: verificar a associação entre variáveis sociodemográficas e mudança na  tolerância nas relações de amizade durante a pandemia pela COVID-19. Método: estudo transversal realizado nas cinco macrorregiões brasileiras, de junho a julho de 2020, mediante aplicação de um questionário sociodemográfico, um questionário semiestruturado e o Instrumento de Avaliação da tolerância nas relações de amizade. Utilizou-se o teste qui-quadrado e exato de Fischer para a análise de dados. Resultados: 88,9% consideram satisfatória a tolerância nas relações no ambiente domiciliar, 82,8% tiveram ajuda de amigos para superar as tensões, 73% perceberam mudança nas relações durante a quarentena. Essa mudança foi maior entre heterossexuais (p=0,001), residentes no Sudeste e Centro-Oeste (p=0,001), com ensino superior concluído (p=0,004), vinculados a instituições privadas (p<0,001) e que receberam ajuda dos amigos durante a quarentena (p<0,001). Conclusão: os fatores sociodemográficos e o suporte social recebido dos amigos estão associados às mudanças na tolerância nas relações de amizade durante a pandemia.

Descritores: Relações Interpessoais. Amigos. COVID-19. Pandemias. Isolamento Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iel Marciano Moraes Filho, Universidade Paulista

Enfermeiro. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde. Doutorando em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP). Brasília, DF, Brasil.

Thais Vilela de Sousa, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Thaís Pereira Lima, Universidade Paulista

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP). Brasília, DF, Brasil.

Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Universidade Estadual do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Saúde. Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Balsas, Maranhão, Brasil.

Mayara Cândida Pereira, Universidade Católica de Brasília

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. Coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP). Brasília, DF, Brasil.

Rodrigo Marques da Silva, aculdade de Ciências e Educação Sena Aires

Enfermeiro. Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Titular da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (FACESA). Valparaiso de Goiás, GO, Brasil.Telefoe:61-999663014

Publicado

2020-10-26

Como Citar

Moraes Filho, I. M., Sousa, T. V. de, Lima, T. P., Carvalho Filha, F. S. S., Pereira, M. C., & Silva, R. M. da. (2020). VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS ASSOCIADAS À MUDANÇA NA TOLERÂNCIA NAS RELAÇÕES DE AMIZADE NA PANDEMIA PELA COVID-19. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.38396

Edição

Seção

Artigo Original