PARTO CIRÚRGICO: AS MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS DE MULHERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.38128

Resumo

Objetivo: conhecer as experiências de mulheres que vivenciaram o parto cirúrgico. Método: estudo qualitativo. Foram realizadas entrevistas com dez mulheres que experienciaram parto cirúrgico em uma maternidade de Salvador, Bahia, Brasil. Posteriormente os dados foram sistematizados mediante a Análise Temática de Bardin. Resultados: as experiências das mulheres sobre o parto cirúrgico são permeadas pelo medo, atrelado principalmente à anestesia raquimedular. Evidenciou também que as condutas adotadas pelos profissionais impactam diretamente sobre essas experiências, visto que podem suprimir a genitora do processo de decisão sobre o tipo de parto, bem como obstaculizar o contato mãe-bebê. Experiências positivas permeadas pelo cuidado também foram apontadas. Conclusão: o estudo sinaliza para a necessidade de mudanças no cenário do parto cirúrgico, o que poderá contribuir para uma prática profissional que prioriza a qualidade da assistência ofertada e favorece o empoderamento das mulheres.

Descritores: Cesárea. Saúde da Mulher. Obstetrícia. Assistência Hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fanny Eicherberger Barral, Universidade Federal da Bahia. Escola de Enfermagem.

Enfermeira obstetra. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia.

Telmara Menezes Couto, Universidade Federal da Bahia. Escola de Enfermagem.

Enfermeira obstetra. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Docente da Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher no Período Gravídico-Puerperal (Gestar).

Lilian Conceição Guimarães de Almeida, Universidade Federal da Bahia. Escola de Enfermagem.

Enfermeira obstetra. Doutora em Enfermagem pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Docente da Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher no Período Gravídico-Puerperal (Gestar).

Tânia Christiane Ferreira Bispo, Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Ciências da Vida.

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia- ISC/UFBA. Possui Pós doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia- ISC/UFBA e a Universidad de LANUS - Buenos Aires-Argentina. Docente da Universidade do Estado da Bahia. Lider do grupo de pesquisa NUPEIS - Núcleo de pesquisa Interfaces e Saúde.

Graziele Matos Oliveira, Universidade Federal da Bahia. Escola de Enfermagem.

Enfermeira obstetra. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia.

Natália Webler, Universidade Federal da Bahia. Escola de Enfermagem.

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2020-10-22

Como Citar

Barral, F. E., Couto, T. M., de Almeida, L. C. G., Bispo, T. C. F., Oliveira, G. M., & Webler, N. (2020). PARTO CIRÚRGICO: AS MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS DE MULHERES. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.38128

Edição

Seção

Artigo Original