CUIDADO DE ENFERMAGEM ÀS MULHERES EM SAÚDE REPRODUTIVA: SISTEMATIZADO, RESOLUTIVO

Autores

  • Maria da Conceição Costa Rivemales Univesidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Enilda Rosendo Nascimento Universidade Federal da Bahia
  • Mirian Santos Paiva

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.3809

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidado de enfermagem, saúde reprodutiva, Saúde da mulher, pré-natal.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever o cuidado de enfermagem às mulheres no pré-natal, a partir da percepção de gestantes acompanhadas em um Programa de Saúde da Família. A pesquisa foi realizada Salvador/BA. Os sujeitos do estudo foram onze mulheres que foram assistidas, pelo menos, duas vezes pela enfermeira no atendimento pré-natal. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Na análise dos dados foi realizada a técnica de análise temática dos relatos orais das gestantes. Os resultados apontaram que as gestantes valorizam a consulta de enfermagem, concebendo-a como atividade sistematizada e resolutiva; que a utilização de tecnologias de relação qualifica o cuidado, ao promover um tipo de relação interpessoal cordial e interessada e que as discussões em grupo são consideradas como estratégias importantes tanto do ponto de vista educativo/informativo, quanto terapêutico para o cuidado pré-natal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Costa Rivemales, Univesidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) na área de concentração em Saúde da Mulher.  Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Endereço: Avenida Simon Bolivar n° 156 Jardim Armação. CEP.: 41.750-230. E-mail: maria@rivemales.com. Tel.: (71) 8742-1431.

Enilda Rosendo Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Enfermagem Comunitária - DECOM. Universidade Federal da Bahia. Orientadora do estudo. Rua Dr. Augusto Viana, s.n. Salvador, BA, Brasil. CEP: 40.110-060. E-mail: enilda@ufba.br

Mirian Santos Paiva

Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do GEM.

Publicado

2011-04-20

Como Citar

Rivemales, M. da C. C., Nascimento, E. R., & Santos Paiva, M. (2011). CUIDADO DE ENFERMAGEM ÀS MULHERES EM SAÚDE REPRODUTIVA: SISTEMATIZADO, RESOLUTIVO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 22(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.3809