CONSULTA DE ENFERMAGEM EM PUERICULTURA NA PERSPECTIVA DE MÃES ATENDIDAS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37945

Resumo

Objetivo: analisar a compreensão das mães sobre a consulta de enfermagem em puericultura na Estratégia Saúde da Família de um município paraibano. Método: pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, rea- lizada com mães de crianças entre 0 e 2 anos. Dados coletados por entrevista semiestruturada e analisados pela técnica análise de conteúdo. Resultados: participaram do estudo 13 mães com idade entre 19 e 25 anos. Emergiram três categorias temáticas: “compreensão de mães sobre a consulta de enfermagem em puericultura”; “papel do en- fermeiro nas orientações durante a puericultura e importância da construção de vínculo com as mães”; e “fatores que interferem na adesão das mães à consulta de enfermagem em puericultura”. Conclusão: as mães compreendiam que a consulta de enfermagem em puericultura proporcionava espaços de diálogos e abordagem humanizada, contribuindo para melhoria da saúde da criança, mas os horários de atendimento coincidiam com horário de trabalho, dificultando para levar as crianças. Descritores: Saúde da Criança. Consulta de Enfermagem. Cuidado da Criança. Atenção Primária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIANE GICELI ATAIDE MONTEIRO, Centro Universitário UNIFACISA

Enfermeira. Graduada pela Unifacisa – Centro Universitário de Campina Grande, Paraíba, Brasil.

 

ELISANGELA BRAGA DE AZEVEDO, Centro Universitário UNIFACISA.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário UNIFACISA.

MARIA KAROLINE SANTOS LIMA, Centro Universitário UNIFACISA.

Graduanda em Enfermagem pela Unifacisa – Centro Universitário. Campina Grande, Paraíba, Brasil.

HEVILLYN CECÍLIA VENTURA BARBOSA, Centro Universitário UNIFACISA

Graduanda em Enfermagem pela Unifacisa – Centro Universitário. Campina Grande, Paraíba, Brasil.

JOSEFA CRISTINA GOMES BARBOSA, Centro Universitário UNIFACISA.

Enfermeira. Graduada pela Unifacisa – Centro Universitário. Campina Grande, Paraíba, Brasil. Residente Multiprofissional em Saúde Hospitalar com ênfase em Paciente Crítico pela Universidade Federal da Paraíba.

ANA CAROLINA DANTAS CERQUEIRA, Centro Universitário UNIFACISA.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário UNIFACISA.

Publicado

2020-10-23

Como Citar

MONTEIRO, M. G. A., DE AZEVEDO, E. B., LIMA, M. K. S., BARBOSA, H. C. V., BARBOSA, J. C. G., & CERQUEIRA, A. C. D. (2020). CONSULTA DE ENFERMAGEM EM PUERICULTURA NA PERSPECTIVA DE MÃES ATENDIDAS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37945

Edição

Seção

Artigo Original