ANÁLISE ESPACIAL DO RISCO DE ADOECIMENTO DA HANSENÍASE EM UM ESTADO DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Kleane Maria da Fonseca Azevedo Araújo Universidade Federal de Campina Grande
  • Lidiane Cristina Félix Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba http://orcid.org/0000-0001-5215-6208
  • Francisco Carlos Félix Lana Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-9043-3181

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37902

Resumo

Objetivo: analisar a distribuição espacial do risco para o adoecimento de hanseníase nos municípios do estado da Paraíba, Brasil. Método: trata-se de estudo ecológico de análise espacial. Foram incluídos casos novos de hanseníase residentes na Paraíba, registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação de 2001 a 2016. Foi realizada análise espacial descritiva nos períodos de 2001-2008 e 2009-2016 do índice composto de indicadores epidemiológico e análise de dependência espacial por meio dos índices de Moran global e local. Resultados: foram registrados 12.134 casos novos no período estudado. Identificou-se no primeiro período clusters com classificação alto/alto nas regiões leste, oeste e noroeste. No segundo período, os clusters concentram-se nas regiões leste e sudeste e decresceu no oeste e noroeste. Conclusão: o risco para o adoecimento de hanseníase está presente nos municípios da Paraíba. A distribuição espacial é dessemelhante no estado. Ações de vigilância devem ser prioritárias para o controle da endemia.

Descritores: Hanseníase. Epidemiologia. Análise Espacial. Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleane Maria da Fonseca Azevedo Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Enfermagem, Profª Adjunto II, Unidade Acadêmica de Enfermagem, Centro de Ciencias Biológicas da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Lidiane Cristina Félix Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutora em Geografia, Profª de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Picuí, Paraíba Brasil.

Francisco Carlos Félix Lana, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Enfermagem, Profº Titular, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2020-10-07

Como Citar

Araújo, K. M. da F. A., Gomes, L. C. F., & Lana, F. C. F. (2020). ANÁLISE ESPACIAL DO RISCO DE ADOECIMENTO DA HANSENÍASE EM UM ESTADO DO NORDESTE BRASILEIRO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37902

Edição

Seção

Artigo Original