PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUANTO AO TRABALHO EM EQUIPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37510

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem quanto ao trabalho em equipe. Método: estudo transversal, exploratório, realizado em um hospital geral de grande porte, privado, na cidade de São Paulo. Resultados: amostra composta por 63% de técnicos de enfermagem e 37% de enfermeiros. Quanto ao trabalho em equipe, 95% concordaram ter bom relacionamento entre pares, receberem ajuda quando atarefados e retribuí-la; 94,6% atendiam a campainha, mesmo não sendo sua. Quanto aos benefícios do trabalho em equipe, 99,1% concordaram que a colaboração entre colegas de trabalho facilitava a assistência; 94,6%, que diminuía o tempo de resposta às chamadas; 96,4%, que o resultado do trabalho em equipe era mérito coletivo. Conclusão: os profissionais de enfermagem reconheceram fatores favorecedores do trabalho em equipe, como bom relacionamento interpessoal e clareza nos objetivos da instituição, além dos benefícios propiciados, como o papel do enfermeiro no desenvolvimento e como facilitador dessa dinâmica de trabalho.

Descritores: Equipe de Enfermagem. Relações Interpessoais. Comportamento Cooperativo. Percepção. Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lusinete Ventura Valentim, FCMSCSP

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico, RA e CME pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Reginaldo Adalberto de Luz, FCMSCSP

Enfermeiro, Doutor e Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP. Especializado em Enfermagem em centro Cirúrgico e CME e Prevenção e Controle de Infecção relacionado à Assistência à Saúde pela UNIFESP. Coordenado dos cursos de Pós-Graduação em Enfermagem em centro Cirúrgico e CME e Enfermagem em Oftalmologia da FCMSCSP. Docente instrutor do curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da FCMSCSP.

Luciana Soares Costa Santos, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Escola de Enfermagem da USP Faculdades Metropolitanas Unidas

Profª Dra Luciana Soares Costa Santos 

Bacharel e Licenciada pela UFSCAR, Especialista em UTI (FMUSP), Enfermagem Cirúrgica (UNIFESP), Mestre em Ciências pela UNICAMP, Doutora em Ciências (EEUSP). Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica FCMSCSP. Supervisora Técnica do Curso de Enfermagem em Clínica Médico e Cirúrgica FCMSCSP. Coordenadora da Liga de Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico Adulto /Liga de Enfermagem na Assistência Pré hospitalar/Trauma FCMSCSP.

Cell Regina da Silva Noca, FCMSCSP

Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1984), Licenciatura pela faculdade de Educação da USP (1985), Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (1999), Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2005).  Docente Adjunta do curso de Graduação em Enfermagem da FCMSCSP.

Publicado

2020-10-07

Como Citar

Valentim, L. V., Luz, R. A. de, Costa Santos, L. S., & Noca, C. R. da S. (2020). PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUANTO AO TRABALHO EM EQUIPE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37510

Edição

Seção

Artigo Original