USO DE APLICATIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Tiago Ribeiro dos Santos, Luciano Gualberto Soares, Lucas Dias Soares Machado, Nayara Santana Brito, Maria Augusta Vasconcelos Palácio, Maria Rocineide Ferreira da Silva

Resumo


Objetivo: identificar os aplicativos móveis disponíveis para o ensino de exame-físico e procedimentos de enfermagem e como estes têm contribuído com o processo de ensino-aprendizagem na graduação de enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura, realizada em abril de 2020, conforme protocolo pré-definido e recomendações PRISMA. Resultados: os aplicativos Oiva®, Vital Easy®, Whatsapp®, Facebook® e e-mails foram identificados como utilizáveis no processo de ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem, contribuindo com maior interação entre estudantes e professores, esclarecimento de dúvidas e como fonte de informação para consultas. Conclusão: a utilização de aplicativos móveis é pertinente no processo de ensino-aprendizagem na graduação de enfermagem, por oportunizar a troca de experiências e informações entre indivíduos pertencentes a diferentes realidades, ampliando o acesso ao conteúdo, possibilitando o engajamento, limitando barreiras geográficas e adequando-se a realidades específicas.

Descritores: Aplicativos Móveis. Exame Físico. Educação em Enfermagem.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v35.37136

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