REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE NA ÓTICA DE ENFERMEIRAS INTENSIVISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36969

Resumo

Objetivo: apreender as representações sociais sobre segurança do paciente na ótica de enfermeiras intensivistas. Método: estudo de natureza exploratória com abordagem qualitativa, fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Foi realizada entrevista semiestruturada com 20 enfermeiras intensivistas de um hospital privado de uma capital brasileira. Os dados foram processados pelo software IRAMUTEQ e utilizado análise de similitude e de conteúdo para seu tratamento e interpretação. Resultados: na estrutura das representações sociais das enfermeiras intensivistas a segurança é concebida como eixo norteador das práticas de cuidado, objetivada mediante protocolos e normas institucionais, que promovem práticas seguras e gestão de risco. Conclusão: as representações sociais revelam que as enfermeiras ancoram suas concepções de segurança do paciente na dinâmica do seu processo de trabalho, por meio de subsídios e estratégias, como conferências/checagens, utilização de checklists, para realizar intervenções que possibilitem assistência livre de danos.

Descritores: Enfermagem. Segurança do Paciente. UTI. Cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Santos Barreto, Universidade Estadual da Bahia

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Residência em Terapia Intensiva pela Universidade Federal da Bahia - EEUFBA. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ). Pesquisadora das área do cuidar, terapia intensiva, segurança do paciente, representações sociais.

Maria Lúcia Silva Servo, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Doutora em Enfermagem pela USP (1999). Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC) e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudo em Saúde (NIPES). Membro da Academia de Educação de Feira de Santana.

Amanda Maria Villas Boas Ribeiro, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA)

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia. Residência em Saúde da Família pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Publicado

2020-08-24

Como Citar

Barreto, R. S., Servo, M. L. S., & Ribeiro, A. M. V. B. (2020). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE NA ÓTICA DE ENFERMEIRAS INTENSIVISTAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36969

Edição

Seção

Artigo Original