TEMPORALIDADE, MUNDANIDADE E HISTORICIDADE: CONCEITOS FUNDANTES DOS SENTIDOS DE ENFERMEIRAS-DOCENTES ACERCA DA SAÚDE MENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36930

Resumo

Objetivo: Compreender os sentidos que fundam o modo de ser de enfermeiras-docente em relação à saúde mental e como a saúde mental emerge em seu cotidiano de ser docente. Método: Estudo qualitativo, fundamentado na fenomenologia heideggeriana. Para apreender os sentidos utilizou-se a entrevista fenomenológica com 08 enfermeiras-docentes. A análise dos dados foi por meio da hermenêutica heideggeriana. Resultados: as enfermeiras-docente compreendem a saúde mental, na maioria das vezes, de modo impróprio como doença mental e revelam conceitos e pré-conceitos estabelecidos no seu cotidiano de ser docente, influenciados pelo modo de ser.  Conclusão: Os sentidos que fundam o modo de ser das enfermeiras-docentes em relação a saúde mental estão ligados à temporalidade, mundanidade e historicidade, subordinados tanto ao falatório do cotidiano familiar como dos processos de sua formação acadêmica, e tais sentidos emergem como algo simplesmente dado.

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Biografia do Autor

Aline Macedo de Queiroz, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Josicélia Dumêt Fernandes, Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Professora Emérita e Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Larissa Chaves Pedreira, Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Enfermeira. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Elizabeth Teixeira, Universidade do Estado do Pará.

Enfermeira. Professora Titular aposentada da Universidade do Estado do Pará. Professora Visitante da Universidade do Estado do Amazonas, Acre, Amazonas, Brasil.

Andrey Ferreira da Silva, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Lília Pereira Lima, Escola Estadual de Saúde Pública, Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Enfermeira, apoio técnico-pedagógico no Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade na Escola Estadual de Saúde Pública, Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Rita do Socorro Ribeiro Quaresma Oliveira, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Enfermeira, professora substituta da Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Queiroz, A. M. de, Fernandes, J. D., Pedreira, L. C., Teixeira, E., Silva, A. F. da, Lima, L. P., & Oliveira, R. do S. R. Q. (2020). TEMPORALIDADE, MUNDANIDADE E HISTORICIDADE: CONCEITOS FUNDANTES DOS SENTIDOS DE ENFERMEIRAS-DOCENTES ACERCA DA SAÚDE MENTAL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36930

Edição

Seção

Artigo Original