EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Fabio Scorsolini-Comin Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. http://orcid.org/0000-0001-6281-3371
  • Lucas Pereira De Melo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. Prof http://orcid.org/0000-0001-8392-1398
  • Lucas Rossato Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. http://orcid.org/0000-0003-3350-0688
  • Ronan Da Silva Parreira Gaia Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. http://orcid.org/0000-0003-2342-0019

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36929

Resumo

Objetivo: refletir sobre o emprego da educação a distância na graduação em enfermagem no Brasil no cenário da pandemia da COVID-19. Método: ensaio crítico por meio de reflexões ancoradas na literatura acerca da utilização da educação a distância na formação de enfermeiros(as) e dos circunscritores decorrentes da pandemia. Resultados: as discussões sobre o emprego da educação a distância na formação em enfermagem no Brasil respondem a diferentes interesses educacionais, profissionais, políticos e econômicos. No contexto da pandemia de COVID-19, a partir de 2020, tais debates têm sido potencializados em função do emprego de metodologias da educação a distância na continuidade de muitos cursos de formação, outrora exclusivamente presenciais. Conclusão: não obstante as metodologias próprias da educação a distância permitirem, em um primeiro momento, a continuidade dos processos formativos em enfermagem, reafirma-se que o ensino-aprendizagem para o cuidado em saúde demanda proximidade e contato.

Descritores: Educação a Distância. Educação em Enfermagem. Infecções por Coronavírus.

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Biografia do Autor

Fabio Scorsolini-Comin, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP, na linha de pesquisa Promoção de Saúde Mental. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Psicólogo (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade, ligado à EERP-USP e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Lucas Pereira De Melo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. Prof

Bacharel em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (2007). Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2013). Professor Doutor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (EERP-USP), na área de Ciências Sociais Aplicadas à Saúde e à Enfermagem. Líder do "Laboratório de Pesquisas Sociais em Saúde e Enfermagem" (LASSEn), cadastrado no CNPq.

Lucas Rossato, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo - USP. Bolsista de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (2013) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017).

Ronan Da Silva Parreira Gaia, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

Mestrando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP. Especialista em Direitos Humanos (2018), Educação e Sociedade (2017), Educação Especial e Inclusiva (2017), Gestão Pública (2017) e em Psicopedagogia Institucional (2018) pela Faculdade de Educação São Luís - FESL. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Filadélfia - FAFIL (2016). Acadêmico em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano - CEUCLAR. Membro dos Grupos de Pesquisa "ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade", ligado à EERP-USP/CNPq e "Etnopsicologia", ligado à FFCLRP-USP/CNPq.

Publicado

2020-08-24

Como Citar

Scorsolini-Comin, F., De Melo, L. P., Rossato, L., & Gaia, R. D. S. P. (2020). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36929

Edição

Seção

Reflexão/Ensaio