CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DO ACOMPANHANTE DURANTE O TRABALHO DE PARTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36833

Resumo

Objetivo: descrever os critérios que levam a parturiente a escolher o seu acompanhante durante o trabalho de parto. Método: estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido na maternidade de um hospital público de ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Participaram 17 puérperas maiores de 18 anos. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Utilizou-se a análise de conteúdo para explorar as falas. Resultados: o critério de escolha foi o vínculo do acompanhante com a puérpera ou a disponibilidade no momento. A maioria era o próprio companheiro e pai do recém-nascido. Na análise, as falas foram organizadas em uma categoria – Critérios de escolha do acompanhante – e quatro subcategorias: Como as participantes informaram-se sobre o direito de ter um acompanhante; Reações geradas pela presença do acompanhante; Atitudes do acompanhante que causaram incômodo; Desejo de ter outro acompanhante. Conclusão: a participação paterna mostrou-se um critério relevante para as parturientes.

Descritores: Acompanhantes de Pacientes. Trabalho de Parto. Cuidados de Enfermagem. Parto Humanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Torcata Amorim, Universidade Federal de Minas Gerais

http://lattes.cnpq.br/1452474782968593

Larissa Aarestrup de Aquino Aguiar, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de graduação em Enfermagem.

Mariana de Assis Cabral Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais.

Estudante de graduação em Enfermagem.

Juliana de Oliveira Marcatto, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Doutora em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem — Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais. Brasil.

Kelly Cristina Almeida Borgonove, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais/EBSERH

Enfermeira. Mestranda em enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Enfermeira Obstetra Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais/EBSERH.

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Amorim, T., Aguiar, L. A. de A., Pereira, M. de A. C., Marcatto, J. de O., & Borgonove, K. C. A. (2020). CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DO ACOMPANHANTE DURANTE O TRABALHO DE PARTO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36833

Edição

Seção

Artigo Original