COVID-19 E DOENÇAS CRÔNICAS: IMPACTOS E DESDOBRAMENTOS FRENTE À PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36559

Resumo

Objetivo: refletir sobre o elevado risco de complicações da COVID-19 em pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, bem como os possíveis desdobramentos para aqueles acometidos pela doença. Método: revisão narrativa, desenvolvida com base em artigos publicados em periódicos e documentos de órgãos oficiais nacionais. Resultados: o estudo permitiu a reflexão acerca da vulnerabilidade das pessoas com doenças crônicas no contexto de pandemia pelo novo coronavírus, bem como os impactos para esse público. Esse cenário impacta substancialmente nos serviços de saúde, e sinaliza para a necessidade de uma atenção diferenciada no que tange as medidas de prevenção. Conclusão: o atual cenário apresenta-se com muitos desafios para a população, o que requer ações de autocuidado e atendimento às medidas de prevenção que visem o resguardo individual e coletivo.

Descritores: Covid-19. Pandemia. Doença Crônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Matheus Estrela, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Moniky Araújo da Cruz, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Nadirlene Pereira Gomes, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Milena Arão da Silva Oliveira, Universidade Federal da Bahia,

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Rebeca dos Santos Santos, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Júlia Renata Fernandes Magalhães, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Lílian Conceição Guimarães de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Publicado

2020-06-08

Como Citar

Estrela, F. M., Cruz, M. A. da, Gomes, N. P., Oliveira, M. A. da S., Santos, R. dos S., Magalhães, J. R. F., & Almeida, L. C. G. de. (2020). COVID-19 E DOENÇAS CRÔNICAS: IMPACTOS E DESDOBRAMENTOS FRENTE À PANDEMIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36559

Edição

Seção

Reflexão/Ensaio