CUIDADO FAMILIAR À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Ronaldo Antonio da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Solange Pires Salomé de Souza Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Fabiane Blanco Silva Bernardino Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Lidiane Cristina da Silva Alencastro Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35781

Resumo

Objetivo: analisar como é realizado o cuidado familiar de crianças e adolescentes com Epidermólise Bolhosa. Método: revisão integrativa da literatura, realizada em setembro de 2018 com protocolo pré-definido, em que os critérios de elegibilidade contemplaram oito estudos na amostra final, que responderam à seguinte questão: Como é realizado o cuidado familiar de crianças e adolescentes com Epidermólise Bolhosa? Resultados: o cuidado da família junto a seus filhos com Epidermólise Bolhosa é influenciado pela assistência dos profissionais de saúde, que desconhecem a doença e, portanto, não proporcionam as orientações necessárias, deixando os pais despreparados para cuidar cotidianamente dos seus entes. Conclusão: a literatura científica pouco se aproxima da experiência desse cuidado, no âmbito da família, dedicado aos seus filhos acometidos pela Epidermólise Bolhosa.

Descritores: Epidermólise Bolhosa. Criança. Adolescente. Cuidadores. Família. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Antonio da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor Assistente da Faculdade de Ciências da Saúde, curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil. [ronaldoantonioenf@gmail.com]. iD: https://orcid.org/0000-0002-1962-3182. Contribuições no artigo: concepção, coleta, análise e discussão dos dados, redação e revisão final do artigo. Morada para correspondência: rua Rui Barbosa, nº 535, Jardim Eldorado, CEP 78400000, Diamantino, Mato Grosso, Brasil.

Solange Pires Salomé de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Pesquisadora associada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil. [solps2@gmail.com]. iD: https://orcid.org/0000-0002-2989-2781. Contribuições no artigo: concepção, análise e discussão dos dados, redação e revisão final do artigo.

Fabiane Blanco Silva Bernardino, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Brasil. [fabianeblanco25@gmail.com]. iD: https://orcid.org/0000-0003-0339-9451. Contribuições no artigo: delineamento metodológico, análise e discussão dos dados, redação e revisão final do artigo.

Lidiane Cristina da Silva Alencastro, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso [lidiane.alencastro@gmail.com]. iD: https://orcid.org/0000-0003-3005-415X. Contribuições no artigo: redação e revisão final do artigo.

Publicado

2020-07-14

Como Citar

Silva, R. A. da, Souza, S. P. S. de, Bernardino, F. B. S., & Alencastro, L. C. da S. (2020). CUIDADO FAMILIAR À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35781

Edição

Seção

Revisão