PRÁTICAS CONVENCIONAIS DO PARTO E VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA SOB A PERSPECTIVA DE PUÉRPERAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35453

Resumo

Objetivo: compreender a experiência de puérperas com as práticas convencionais do parto e violência obstétrica. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com oito mulheres em unidades de Atenção Básica de um município da Bahia. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados conforme a técnica de Bardin. Resultados: foi percebido um cenário de assistência obstétrica deficiente, desrespeitoso, medicalizado, centrado na decisão do profissional e, por vezes, violento, transformando a vivência do parto para muitas mulheres em uma experiência negativa, frustrante e até traumática. Conclusão: o cenário de assistência obstétrica em algumas maternidades no município de estudo mantém práticas convencionais de assistência ao parto, que, em muitos casos, constituem-se como violência obstétrica, diante da falta de evidências que apontem os benefícios e justifiquem seu uso.

Descritores: Parto Normal. Enfermagem Obstétrica. Violência contra a Mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanuza Silva Campos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Residente em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal da Bahia. Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Ariane Cedraz Morais

Enfermeira Obstétrica pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestre em Saúde da Mulher pela Universidade Federal da Bahia. Professora Assistente do Departamento de Saúde da UEFS. Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil. 

Zannety Conceição Silva do Nascimento Souza

Enfermeira Obstétrica pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Assistente do Departamento de Saúde da UEFS. Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.
 

Pricila Oliveira de Araújo

Enfermeira pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Assistente do Departamento de Saúde da UEFS. Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Publicado

2020-06-15

Como Citar

Campos, V. S., Morais, A. C., Souza, Z. C. S. do N., & Araújo, P. O. de. (2020). PRÁTICAS CONVENCIONAIS DO PARTO E VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA SOB A PERSPECTIVA DE PUÉRPERAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35453

Edição

Seção

Artigo Original