SIGNIFICADOS E VIVÊNCIAS EM TORNO DA ADIÇÃO DE SUBSTÂNCIAS: TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS

Autores

  • Mariana Morais Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Rui Paixão Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra http://orcid.org/0000-0002-0369-2829

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35002

Resumo

Objetivo: analisar a trajetória de sujeitos adictos, procurando compreender de que forma percebem o seu percurso no mundo das drogas, tomando por referência central as perceções, representações e significados que atribuem à
droga e ao sentido da sua própria vida, antes, durante e após as vivências de adição. Método: pesquisa qualitativa, com base na Teoria Fundamentada nos Dados. Foram entrevistados oito sujeitos internados numa Comunidade
Terapêutica de toxicodependência em Portugal, entre os meses de setembro e dezembro de 2016. Resultados: obtiveram-se três grupos de categorias principais: “Evolução do padrão de consumo”, “Trajetória comportamental
durante os consumos”, e “Transformação identitária”; uma categoria intermédia “Alteração dos valores morais e sociais; e a categoria nuclear “Identidade adicta”. Conclusão: os sujeitos compreendem a trajetória adicta como um
conjunto de mudanças progressivas na sua identidade, fortemente associadas a alterações dos valores morais e sociais. Referem-se à droga como a sua autodestruição, expressando culpa e arrependimento.


Descritores: Adição. Droga. Trajetória de Vida. Identidade. Teoria Fundamentada nos Dados.

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Biografia do Autor

Mariana Morais, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Mariana Morais é formada em Psicologia Clínica, tendo realizado Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Realizou o estágio académico na Comunidade Terapêutica Arco-íris de Coimbra, onde teve oportunidade de trabalhar com a comunidade toxicodependente. Trabalhou como psicológa no Centro Social Jesus Maria José (Dominguiso), um centro de acolhimento temporário de crianças e jovens em risco. Atualmente, encontra-se a colaborar em dois projetos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra: o projeto SAPIE, um  sistema de alerta precoce do insucesso e abandono escolar e o projeto LabJogos  que utiliza os jogos de tabuleiro como instrumento para estimular e desenvolver as capacidades cognitivas, sociais e emocionais das crianças e jovens.

Rui Paixão, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Rui Paixão é Doutorado em Psicologia Clínica. É Professor de psicopatologia e psicoterapias dinâmicas na Universidade de Coimbra. É professor convidado da Universidade de São Paulo (Instituto de Psicologia) e investigador do Centro de Estudos Sociais (Laboratório Associado da Universidade de Coimbra). É autor e coautor de múltiplos artigos científicos, capítulos de livros e outras edições científicas. Atualmente é Editor da Revista Psychologica.

Tem como principais interesses de Investigação as áreas da Psicopatologia; Violência; Comportamentos aditivos; Tomada de decisão; Psicoterapias; Validação de testemunhos.

Publicado

2020-04-29

Como Citar

Morais, M., & Paixão, R. (2020). SIGNIFICADOS E VIVÊNCIAS EM TORNO DA ADIÇÃO DE SUBSTÂNCIAS: TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35002

Edição

Seção

Artigo Original