METODOLOGIA ATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM: INOVAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Gabriela de Alencar Veiga Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Mayssa da Conceição Araújo Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Fernanda Leticia Frates Cauduro Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Juliane Andrade Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34857

Resumo

Objetivo: relatar a experiência do uso de uma metodologia ativa no estágio supervisionado na Atenção Primária à Saúde. Método: trata-se de um relato de experiência sobre o uso de uma metodologia ativa no estágio supervisionado, realizado entre março e junho de 2019, baseado nos pressupostos da educação problematizadora de Paulo Freire. Como estratégia pedagógica utilizou-se a Metodologia da Problematização, apoiada no Arco de Maguerez. Resultados: o Arco de Maguerez possibilitou implantar ações de educação em saúde na sala de vacina da unidade de saúde. Este processo de ensino-aprendizagem viabilizou uma postura ativa das acadêmicas envolvidas, convergiu para o propósito de facilitação da professora e resultou na efetiva implementação das estratégias planejadas durante a execução do Arco. Conclusão: o presente relato expôs uma experiência exitosa no âmbito do ensino-aprendizagem, de forma a protagonizar o papel das acadêmicas, em consonância com as diretrizes curriculares que indicam prática pedagógica ética, reflexiva e transformadora.

Descritores: Atenção Primária à Saúde. Enfermagem. Aprendizagem Baseada em Problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela de Alencar Veiga, Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Enfermeira, Bacharel em Enfermagem, recém formada, (61) 99944-2754

Mayssa da Conceição Araújo, Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Enfermeira, Bacharel em Enfermagem, recém formada, (61) 99151-8292

Fernanda Leticia Frates Cauduro, Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta, Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. (41) 99667-9220

Juliane Andrade, Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Professora Adjunta, Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. (14) 997077671

Publicado

2020-04-02

Como Citar

Veiga, G. de A., Araújo, M. da C., Cauduro, F. L. F., & Andrade, J. (2020). METODOLOGIA ATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM: INOVAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34857

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso