PERCEPÇÃO DO IDOSO ACERCA DA VIOLÊNCIA VIVIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34825

Resumo

Objetivo: compreender a percepção dos idosos quanto à violência sofrida. Método: estudo qualitativo, realizado na Delegacia de Defesa da Mulher de uma cidade do interior paulista. A coleta foi realizada no período de janeiro a dezembro de 2018, com 15 idosos. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise temática. Resultados: duas categorias temáticas emergiram dos relatos: “as agressões e seus impactos” e “buscando uma explicação para o comportamento agressivo”. Dentre as agressões percebidas, destacaram-se as físicas e as verbais, que se transformavam em sentimentos negativos. Contudo, os idosos ainda tentavam justificar as ações de seus agressores. Conclusão: quanto à violência sofrida, os idosos percebiam que viver em situação de agressão prejudicava o conforto e a qualidade de vida.

Descritores: Idoso. Violência. Envelhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Fernanda Sanches Alarcon, uenp

docente Uenp de bandeirantes

Daniela Garcia Damaceno, Universidade Estadual Paulista" Júlio de mesquita filho"- Campus Botucatu

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Saúde da Família e Comunidade na modalidade residência pela Faculdade de Medicina de Marília, mestre em "Saúde e Envelhecimento" pelo programa de Mestrado Acadêmico da Faculdade de Medicina de Marília. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Bruna Carvalho Cardoso, Faculdade de medicina de Marília (FAMEMA)

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Mestre em Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Medicina de Marília. Possui interesses nas áreas: biomecânica, reabilitação das disfunções musculoesqueléticas, saúde, envelhecimento e quedas e marcha humana.

Viviane Boacnin Yoneda Sponchiado, Delegacia de Polícia de defesa da mulher de Marília

Delegada da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus de Ciências Sociais Aplicadas de Jacarezinho-PR. Mestre em Teoria do Direito e do Estado pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM.

Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA(FAMEMA)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração (1983) e mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2000), Doutorado em Ciências pela EEUSP - SP em dezembro de 2009. Atualmente é docente da Faculdade de Medicina de Marília, da pós graduação - mestrado profissional ensino em saúde. Tem experiência na área de Enfermagem e Medicina, com ênfase em Saúde Coletiva, Educação e Avaliação.

Maria José Sanches Marin, FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração (1982), Especialista em Saúde Pública, Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (1995) // Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (1999) // Pós-Doutorado em Ciências da Saúde pela Escola Paulista de Medicina- UNIFESP (2009). Especialista em Ativação de processos de Mudanças na Formação em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ. Tutor Do Curso de Especialização em Formação Docente para o Ensino Médio promovido pela ENSP/FIOCRUZ.(2009 -2011) Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (2014). Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília desde 1990. Atualmente atua como Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina de Marília, no Programa Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento da Faculdade de Medicina de Marília e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Curso de Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual Paulista Campos de Botucatu. Coordenadora do PET-Saúde da Faculdade de Medicina de Marília de 2010 a 2012. Coordenadora da Unidade de Ensino Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília. Coordenadora do Comitê Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade de Medicina de Marília. Desenvolve pesquisa nas áreas de envelhecimento, atenção básica em saúde e processos de ensino e aprendizagem..

Publicado

2020-04-15

Como Citar

Alarcon, M. F. S., Damaceno, D. G., Cardoso, B. C., Sponchiado, V. B. Y., Braccialli, L. A. D., & Marin, M. J. S. (2020). PERCEPÇÃO DO IDOSO ACERCA DA VIOLÊNCIA VIVIDA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34825

Edição

Seção

Artigo Original