TESTE RÁPIDO MOLECULAR PARA TUBERCULOSE: CUSTO E CONTRIBUIÇÕES

Autores

  • Larissa Nicolau Lopes Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Lilian Lessa Cardoso Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Marcelle Saldanha da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Edvaldo Tonin Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Adriana Zilly Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34803

Resumo

Objetivo: identificar o custo da tecnologia Gene Xpert MTB/Rif® e analisar sua contribuição para o diagnóstico rápido da tuberculose. Método: estudo quantitativo e retrospectivo realizado no período de 2014 a 2016. A busca de dados foi realizada no Sistema de Informação de Agravo de Notificação e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial. Os dados foram analisados com base nas técnicas de estatística descritiva por meio da distribuição de frequência absoluta e relativa. Resultados: foram estudados 196 casos e a média de tempo para a realização do exame para diagnóstico da tuberculose por meio do Gene Xpert MTB/Rif® foi de dois dias, com custo de R$ 35,20 por exame realizado. Conclusão: os custos da tecnologia Gene Xpert MTB/Rif® são relativamente superiores ao da baciloscopia de escarro, porém têm-se grandes vantagens quanto ao tempo para a liberação do resultado do exame e maior sensibilidade e especificidade oferecida pelo teste rápido molecular.

Descritores: Tuberculose. Diagnóstico. Tuberculose Pulmonar. Custos e Análise de Custo. Técnicas de Diagnóstico do Sistema Respiratório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Nicolau Lopes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Acadêmica de enfermagem da Unioeste - bacharelado e licenciatura.

Lilian Lessa Cardoso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Docente do curso de enfermagem da Unioeste e mestranda em ensino.

Marcelle Saldanha da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em enfermagem pela Unioeste e mestranda em saúde pública.

Edvaldo Tonin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em farmácia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e licenciatura plena em química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná; mestrando em saúde pública na Unioeste.

Adriana Zilly, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pela UEM - Universidade Estadual de Maringá e graduação em Ciências Biológicas pela Unioeste/Cascavel. Docente do curso de Enfermagem, do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Ensino e do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Saúde Pública em Região de Fronteira da Unioeste/Foz.

Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutorado em Ciências da Saúde - Área de Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP e Pós-Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP. Docente do curso de Enfermagem, do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Ensino e do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Saúde Pública em Região de Fronteira da Unioeste/Foz.

Publicado

2020-05-06

Como Citar

Lopes, L. N., Cardoso, L. L., da Silva, M. S., Tonin, E., Zilly, A., & Silva-Sobrinho, R. A. (2020). TESTE RÁPIDO MOLECULAR PARA TUBERCULOSE: CUSTO E CONTRIBUIÇÕES. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34803

Edição

Seção

Artigo Original