GRUPO OPERATIVO COM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: VIVÊNCIA EM UMA LIGA ACADÊMICA DE ONCOLOGIA

Autores

  • Lucas Rossato Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.
  • Marislei Sanches Panobianco Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde Pública. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.
  • Fabio Scorsolini-Comin Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34690

Resumo

Objetivo: descrever uma atividade grupal desenvolvida em uma Liga Acadêmica de Prevenção ao Câncer. Método: relato de experiência em um grupo operativo realizado no primeiro semestre de 2019, em uma universidade pública do interior de São Paulo, com 27 graduandos do curso de Enfermagem com idades entre 17 e 25 anos, cursando entre o primeiro e o sétimo períodos letivos. Resultados: nas discussões grupais emergiram quatro temas, evidenciando aspectos do contexto de adoecimento por câncer, como estigmas, medos, anseios, fantasias, vivências do câncer como uma doença agressiva e limitante para o acometido e sua família, além de recursos de enfrentamento, como a religiosidade/espiritualidade. Conclusão: a atividade grupal desenvolvida em uma Liga Acadêmica de Prevenção ao Câncer evidenciou a importância de a oncologia ser trabalhada na formação de Enfermagem, capacitando os estudantes para lidarem com situações de intervenção e prepararem-se emocionalmente para os desafios que podem emergir nesse campo de atuação futura.
Descritores: Educação em Enfermagem. Educação em Saúde. Grupos Focais. Oncologia. Psico-Oncologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Rossato, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo - USP. Bolsista de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (2013) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017)

Marislei Sanches Panobianco, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde Pública. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.

Graduada em Enfermagem, Mestre em Enfermagem em Saúde Pública e Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (EERP/USP). Atualmente é Professora Associada e Livre-Docente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública. Líder do Grupo de Pesquisa "Enfermagem, Mulher e Saúde" - GPEMS. Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (REMA) e tutora da Liga de Prevenção e Combate ao Câncer da EERP/USP.

Fabio Scorsolini-Comin, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.

Psicólogo (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP. Líder do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade, ligado à EERP-USP. 

Publicado

2020-04-02

Como Citar

Rossato, L., Panobianco, M. S., & Scorsolini-Comin, F. (2020). GRUPO OPERATIVO COM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: VIVÊNCIA EM UMA LIGA ACADÊMICA DE ONCOLOGIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34690

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso