CONHECIMENTO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO NA PERSPECTIVA DE NUTRIZES

Autores

  • Letícia Barbosa Heringer Amorim Enfermeira. Universidade de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Rita de Cássia Melão de Morais Universidade de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Lara Mabelle Milfont Boeckmann Universidade de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Tatiana Tamara Barbosa Maciel Hospital Universitário de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33885

Resumo

Objetivo: analisar o conhecimento de nutrizes no período gravídico-puerperal sobre aleitamento materno e discutir como o(a) enfermeiro(a) participa no aconselhamento dessas nutrizes. Método: investigação qualitativa, descritiva e exploratória. Para a coleta de dados, foi utilizada entrevista semiestruturada; para o tratamento dos dados, a análise temática. Participaram da pesquisa 12 nutrizes acompanhadas pelo Banco de Leite de um hospital público do Distrito Federal, Brasil. Resultados: emergiram quatro categorias para análise: orientações sobre aleitamento materno; desafios e dificuldades do aleitamento materno; vantagens e desvantagens do aleitamento materno; experiência no aleitamento materno. Conclusão: os conhecimentos acerca da amamentação, percepção da autoconfiança, experiências anteriores, fator econômico e interferências familiares influenciaram na adesão à amamentação. Na visão das nutrizes, o(a) enfermeiro(a) desempenhou papel fundamental na propagação dos saberes acerca do aleitamento materno durante período gravídico-puerperal. Então, o estudo evidenciou o importante papel do(a) enfermeiro(a) no processo de ensino-aprendizagem das nutrizes.


Descritores: Mães. Aleitamento Materno. Período Pós-Parto. Conhecimento. Cuidado Pré-Natal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Barbosa Heringer Amorim, Enfermeira. Universidade de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Graduada em Enfermagem. Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil

Rita de Cássia Melão de Morais, Universidade de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Lara Mabelle Milfont Boeckmann, Universidade de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Tatiana Tamara Barbosa Maciel, Hospital Universitário de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Enfermeira. Enfermeira assistencial responsável pelo Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano (NIAM/BLH). Hospital Universitário de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Publicado

2020-03-12

Como Citar

Barbosa Heringer Amorim, L., Melão de Morais, R. de C., Mabelle Milfont Boeckmann, L., & Barbosa Maciel, T. T. (2020). CONHECIMENTO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO NA PERSPECTIVA DE NUTRIZES. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33885

Edição

Seção

Artigo Original