USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33859

Resumo

Objetivo: relatar a vivência de discentes, docentes e monitores na utilização de diferentes tecnologias educativas durante ensino teórico-prático de semiologia e semiotécnica de enfermagem. Método: relato de prática de ensino de 2 monitores, 2 docentes e 187 alunos de um curso de graduação em enfermagem de Vitória, Espírito Santo, realizado de 2015 a 2017, com reflexões sustentadas no referencial teórico de Merhy. Resultados: o ensino foi mediado por tecnologias leves associadas às leve-duras e duras, buscando-se o desenvolvimento de competências que pudessem aprimorar a produção de conhecimentos e que possam futuramente ser aplicadas na prática profissional, tendo como horizonte um cuidado de enfermagem humanizado e não restrito ao tecnicismo. Conclusão: a práxis pedagógica relatada favoreceu ao desenvolvimento de competências relacionais e manuais, à autonomia discente e ao pensamento crítico-reflexivo, necessários à articulação teórico-prática, à tomada de decisão clínica e a novos modos de se produzir cuidado em enfermagem.

Descritores: Educação em Enfermagem. Inovação. Tecnologia Educacional. Ensino. Enfermagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Bernardino Mendes de Melo, Católica de Vitória - Centro Universitário

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Instrutor em Saúde no Departamento de Enfermagem da Católica de Vitória - Centro Universitário.

Marcio Coutinho Farias Leite, Universidade Federal do Espírito Santo.

Enfermeiro graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo

Filipe Martinuzo Filetti, Universidade Federal do Espírito Santo.

Enfermeiro. Mestre em Fisiologia. Doutorando em Ciências Fisiológicas na Universidade Federal do Espírito Santo.

Elizabete Regina Araújo de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Enfermeira. Pós-Doutora em Epidemiologia. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo

Lorena Barros Furieri, Universidade Federal do Espírito Santo

Enfermeira. Doutora em Fisiologia. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo

Mirian Fioresi, Universidade Federal do Espírito Santo

Enfermeira. Doutora em Fisiologia. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo

Publicado

2020-03-11

Como Citar

Mendes de Melo, E. B., Coutinho Farias Leite, M., Martinuzo Filetti, F., Araújo de Oliveira, E. R., Barros Furieri, L., & Fioresi, M. (2020). USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33859

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso