USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33859Resumo
Objetivo: relatar a vivência de discentes, docentes e monitores na utilização de diferentes tecnologias educativas durante ensino teórico-prático de semiologia e semiotécnica de enfermagem. Método: relato de prática de ensino de 2 monitores, 2 docentes e 187 alunos de um curso de graduação em enfermagem de Vitória, Espírito Santo, realizado de 2015 a 2017, com reflexões sustentadas no referencial teórico de Merhy. Resultados: o ensino foi mediado por tecnologias leves associadas às leve-duras e duras, buscando-se o desenvolvimento de competências que pudessem aprimorar a produção de conhecimentos e que possam futuramente ser aplicadas na prática profissional, tendo como horizonte um cuidado de enfermagem humanizado e não restrito ao tecnicismo. Conclusão: a práxis pedagógica relatada favoreceu ao desenvolvimento de competências relacionais e manuais, à autonomia discente e ao pensamento crítico-reflexivo, necessários à articulação teórico-prática, à tomada de decisão clínica e a novos modos de se produzir cuidado em enfermagem.
Descritores: Educação em Enfermagem. Inovação. Tecnologia Educacional. Ensino. Enfermagem
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