CENÁRIO DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS EM UMA MACRORREGIONAL DE PERNAMBUCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33664

Resumo

Objetivo: conhecer o cenário da doação de órgãos e tecidos de uma macrorregional de transplantes situada em Pernambuco. Método: estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo e exploratório. Resultados: suspeita de morte encefálica identificada em 524 prontuários de pacientes internados entre janeiro de 2013 e dezembro de 2017. A maioria dos potenciais doadores era do sexo masculino (63,6%), faixa etária entre 21 e 60 anos (55,9%); principais causas de morte encefálica foram acidente vascular encefálico (27,9%) e trauma cranioencefálico (19,5%). Maioria de internamentos (96,2%) em instituições públicas. Protocolos de morte encefálica totalizaram 86,8%. Predominou aceitação familiar (53,5%) para doação. Conclusão: doação de órgãos e tecidos em uma macrorregional de transplantes era feita majoritariamente por indivíduos do sexo masculino, adultos jovens, atendidos em hospitais públicos e tendo como principal causa de morte o traumatismo crânio encefálico. Quanto ao aceite para doação, as entrevistas familiares foram positivas e, em grande parte, favoráveis à doação.

Descritores: Doadores de Tecidos. Obtenção de Tecidos e Órgãos Avaliação em Saúde. Morte Encefálica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christielle Lidiane Alencar Marinho, Universidade do Estado da Bahia, Senhor do bonfim, Bahia, brasil

Enfermeira. doutoranda em ciências da saúde. Professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII. Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil.

Ana Isabel Cezário de Carvalho Conceição, Universidade do Estado da Bahia- Senhor do bonfim, Bahia, brasil

Enfermeira. Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim-BA

Alana Mirelle Coelho Leite, Universidade do estado da Bahia. Senhor do bonfim, Bahia, brasil

Enfermeira. doutoranda em enfermagem. Professora substituta da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII. Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil.

Joice Requião Costa de Santana, Universidade do estado da Bahia, Senhor do bonfim, Bahia, brasil

Enfermeira. mestre em ciências da saúde. Professora substituta da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII. Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil.

Flávia Emília Cavalcanti Valença Fernandes, Universidade de Pernambuco, Petrolina Pernambuco, Brasil.

Enfermeira. doutora em economia da saúde. Professora assistente da Universidade de Pernambuco - Petrolina - Pernambuco - Brasil

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Marinho, C. L. A., Conceição, A. I. C. de C., Leite, A. M. C., Santana, J. R. C. de, & Fernandes, F. E. C. V. (2019). CENÁRIO DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS EM UMA MACRORREGIONAL DE PERNAMBUCO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33664

Edição

Seção

Artigo Original