AMBIENTE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: IMPLICAÇÕES PARA A ASSISTÊNCIA DA CRIANÇA E DE SUA FAMÍLIA

Autores

  • Soraya Bactuli Cardoso Enfermeira do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueiras/FIOCRUZ-MS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0002-4665-2421
  • Isabel Cristina dos Santos Oliveira Escola de Enfermagem Anna Nery http://orcid.org/0000-0002-0664-1584
  • Elena Araújo Martinez Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueiras/FIOCRUZ-MS.
  • Sandra Alves do Carmo Instituto Nacional de Câncer. http://orcid.org/0000-0001-8413-0053
  • Rita de Cássia Melão de Moraes Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UnB. Faculdade de Ciências de Saúde. http://orcid.org/0000-0001-8526-0642
  • Mauro César de Oliveira Santos Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. http://orcid.org/0000-0002-4093-0830

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33545

Resumo

Objetivo: caracterizar a produção científica nacional e internacional acerca do ambiente da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e sua influência na assistência à criança e à sua família. Método: revisão integrativa realizada de setembro a dezembro de 2018. As fontes de informação foram: LILACS, SciELO, CINAHL, PubMed e CAPES, com recorte temporal emergindo da busca (2004 a 2018). Resultados: os 38 estudos selecionados apresentaram o ambiente em sua estrutura física; ambiente como influenciador nas condutas da equipe de saúde e direcionamento da assistência; ambiente como espaço de trocas de experiências e vivências; e ambiente como mediador de relações entre equipe de enfermagem, criança e sua família. Conclusão: o ambiente da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica deve contemplar conforto e privacidade para a criança e sua família, além de proporcionar autonomia para a equipe.

Descritores: Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Arquitetura Hospitalar. Criança Hospitalizada. Enfermagem Pediátrica. Ambiente de Instituições de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraya Bactuli Cardoso, Enfermeira do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueiras/FIOCRUZ-MS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery/ Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enfermeira do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueiras/FIOCRUZ-MS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa – Saúde da Criança/Cenário Hospitalar.

Isabel Cristina dos Santos Oliveira, Escola de Enfermagem Anna Nery

Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico- Cirúrgica da EEAN/UFRJ. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq – Saúde da Criança/Cenário Hospitalar e Membro/pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente (NUPESC).

Elena Araújo Martinez, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueiras/FIOCRUZ-MS.

Enfermeira do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueiras/FIOCRUZ-MS. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa – Saúde da Criança/Cenário Hospitalar.

Sandra Alves do Carmo, Instituto Nacional de Câncer.

Enfermeira do Instituto Nacional de Câncer. Mestre em Enfermagem. Aluna da Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. 

 

Rita de Cássia Melão de Moraes, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UnB. Faculdade de Ciências de Saúde.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UnB. Faculdade de Ciências de Saúde. 

 

 

Mauro César de Oliveira Santos, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.

 Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.  

Publicado

2020-02-04

Como Citar

Cardoso, S. B., Oliveira, I. C. dos S., Martinez, E. A., do Carmo, S. A., de Moraes, R. de C. M., & Santos, M. C. de O. (2020). AMBIENTE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: IMPLICAÇÕES PARA A ASSISTÊNCIA DA CRIANÇA E DE SUA FAMÍLIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33545

Edição

Seção

Revisão